Nos dias 18, 19 e 20 de maio, o Instituto Planett e a Universidade Federal da Paraíba promoveram o 4° Edesc (Encontro de Desenvolvimento do Cicloturismo), em João Pessoa. O evento reuniu especialistas e pesquisadores de todo país e debateu as tendências do Cicloturismo.
Entre os principais temas abordados esteve o Cicloturismo criativo e ordenamento territorial; Rotas de longo curso; Novas tecnologias de gestão e marketing das rotas, ciclobomilidade e Mobilidade e conectividade turística. Também foram apresentadas diversas pesquisas científicas sobre rotas, trilhas, sobre estratégias de desenvolvimento do Cicloturismo e o marco legal e legislação. O Ministério do Turismo também esteve presente e debateu políticas públicas para o setor. Segundo as representantes, o Ministério passa por uma reestruturação e a ampliação das políticas está na pauta, porém certas questões como mobilidade, por exemplo, depende de outros Ministérios
O Circuito Caminhos da Fronteira, que compreende a região da Ameosc, foi representado por Vanduir Matias Deters da Natur Cicloturismo. Ele avalia o evento como muito positivo pela riqueza do debate e comemora a inserção da projeto regional no evento nacional. "Nós estamos numa missão. Temos um projeto viável na região Caminhos da Fronteira e o mesmo ganha cada vez mais força. A construção do nosso circuito é sólida, os passos são firmes e seguros e o mesmo trará uma série de benefícios para a região. Ter apresentado o mesmo num evento nacional é algo que toda região deve comemorar", afirma.
Nesta semana ocorrerão dois seminário para empreendedores sobre o circuito, em São José do Cedro, dia 24, às 13h30 e Iporã do Oeste, dia 25 às 8h30. A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc também deverá fazer uma audiência pública sobre o projeto e levar essa demanda para o parlamento catarinense.
Natur Cicloturismo
Deixe seu comentário