Curso de Odontologia da Unoesc recebe conceito máximo na avaliação do MEC |
Após populares e responsáveis pela Casan entrarem em contato com a Vigilância Sanitária de Descanso informando que água do Rio Famoso estava mais turva do que o normal e apresentava grande quantidade de matéria orgânica, o fiscal sanitário, Rômulo Mazutti, realizou uma varredura e encontrou o ponto de despejo, que fica na divisa entre Descanso e São Miguel do Oeste.
"No início desta semana algumas pessoas nos ligaram e até trouxeram amostras da água que apresentava coloração esverdeada e indicava uma possível contaminação. Buscou-se identificar o porquê dessa coloração e o local de origem do despejo de efluente foi localizado", explica Mazutti.
Foi realizado o registro fotográfico e posteriormente encaminhado os dados necessários para a Polícia Militar Ambiental e ao Ministério Público, que devem investigar o caso.
Abastecimento de água
Conforme o chefe da Casan de Descanso, Ricardo Lenz, o lançamento desses efluentes compromete o desempenho da adutora que abastece Descanso e Belmonte. "Pelo excesso de matéria orgânica presente no rio, o tratamento da água está mais lento e sendo feito de forma intermitente, ou seja, com interrupções temporárias, para que possamos chegar a níveis aceitáveis de tratamento e distribuir aos reservatórios", ponta.
Lenz cita que nos próximos dias os moradores poderão sentir falta de água, especialmente quem não possui reservatório, por isso solicita que a população evite o desperdício.
Ascom
Deixe seu comentário