Entidades do setor produtivo são recebidos pelo presidente da Assembleia |
Vereadores prestam homenagem aos autodefensores da Apae
-
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores -
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram uma moção de aplauso em que homenageiam os autodefensores da Apae de São Miguel do Oeste “por seu notável empenho, coragem e liderança” na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A moção foi proposta pelos vereadores Cris Zanatta (PSDB) e Ravier Centenaro (PSD) e é destinada a Neusa Araújo, Eduardo Sassi, Airton Vanderlei Krilov e Adriana Salete Soares.
Os vereadores trazem um histórico do movimento chamado “A Nova Voz”, surgido em 1973, em que as próprias pessoas com deficiência intelectual passaram a se organizar, estabelecendo critérios de liderança para garantir que suas vozes fossem ouvidas e suas reivindicações consideradas. Já no Brasil, o primeiro fórum de autodefensores aconteceu em Fortaleza – CE em julho de 2001.
“A autodefensoria é um movimento desenvolvido pelas Apaes, no qual os alunos têm espaço para sugerir ideias e visar seus direitos. O autodefensor desempenha um papel fundamental ao defender os interesses de seus colegas da Apae, propondo ações de aperfeiçoamento. Ele é o porta-voz de seus companheiros diante da diretoria da instituição e da sociedade, representando suas vozes. É mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca pelo crescimento e pela autonomia”, ressaltam os autores da homenagem.
“Convidamos a todos a aplaudir de pé os autodefensores da Apae de São Miguel do Oeste por sua dedicação incansável em garantir que as vozes das pessoas com deficiência sejam ouvidas, valorizadas e respeitadas. Eles são verdadeiros agentes de mudança, promovendo uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos”, acrescentam os vereadores. A moção foi entregue aos autodefensores da Apae durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 4.
Câmara de Vereadores
Deixe seu comentário