SÃO MIGUEL DO OESTE

Vereadores apresentam proposições relacionadas à saúde

  • Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores -

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 14, da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, vereadores apresentaram diversas proposições relacionadas à saúde. Entre as matérias discutidas estiveram uma moção tratando sobre a implantação de UTI infantil e requerimentos de informação sobre o setor de oncologia e exames de ultrassonografia na rede municipal. Leia mais informações a seguir:

Moção 45/2022: Valnir Scharnoski (Nini - PL) solicita a autoridades estaduais que viabilizem esforços e investimentos para a implantação de uma UTI infantil em São Miguel do Oeste. O vereador justifica o pedido citando dados populacionais de São Miguel e o fato de o município ser polo regional.

"Vivemos um momento de passagem da pandemia provocada pela Covid-19 e entramos num estágio onde a síndrome respiratória aguda (SAG) se manifesta com mais intensidade notadamente entre as crianças. O noticiário nos traz diariamente situações aflitivas onde crianças morrem por falta de UTI. A morte de qualquer pessoa por falta de estrutura mínima de atendimento deve preocupar qualquer gestor público. A perda de uma criança carrega consigo ainda mais dor e desalento", justifica o vereador.

Ele aponta que a cidade ainda não possui uma UTI infantil e pede ao Governo do Estado que "viabilize com urgência" a instalação dessa unidade. "É o tipo de serviço do Estado que quanto menos for utilizado melhor para todos. Mas é prudente e recomendável que tenhamos de pronto em caso de necessidade. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso dispõe de espaço físico para instalação da UTI. Tendo a infraestrutura atendida, resta apenas a instalação dos equipamentos", acrescenta o vereador.

A moção é destinada ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; ao presidente da Assembleia Legislativa de SC, Moacir Sopelsa; e ao secretário de estado da Saúde, Aldo Baptista Neto. A proposição foi subscrita por Carlos Agostini, Gilmar Baldissera, Maria Tereza Capra, Cris Zanatta, Moacir Fiorini, Nélvio Paludo, Paulo Drumm, Vilmar Bonora e Elói Bortolotti.

Requerimento de Informação 40/2022: Vagner Passos (PSL) solicita informações sobre os serviços de oncologia. O vereador questiona por que ainda não foi habilitada a oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso ao Ministério da Saúde; e se continua sendo mantida pelo Governo do Estado, considerando que o custeio é de responsabilidade do Governo Federal. Ele pede também se há previsão e interesse do Estado em fazer esse convênio para que o Governo Federal assuma o custeio da oncologia. O requerimento é destinado ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; ao secretário de estado da Saúde, Aldo Baptista Neto; e ao gerente regional da Saúde de São Miguel do Oeste, Lúcio Mallmann.

Requerimento de Informação 43/2022: Maria Tereza Capra (PT) pede informações ao secretário municipal de Saúde sobre exames de ultrassonografia morfológica e dispensação de medicamentos.

Em relação aos exames de ultrassonografia morfológica, a vereadora destaca que estes devem ser realizados a partir de 18 até 24 semanas de gestação. Capra questiona quantos exames foram realizados desde janeiro de 2021; quais os critérios adotados para a disponibilização; e pede se todas as gestantes que realizam o pré-natal pelo SUS têm direito ao exame.

A vereadora solicita ainda se as gestantes têm acompanhamento pelo médico da unidade básica de saúde somente, ou com a ginecologista concomitantemente, e em que casos; questiona qual o médico que pode solicitar o exame de ultrassonografia morfológica; pede qual o motivo de condicionar a realização desse exame à solicitação de ginecologista; e se existe uma "busca ativa" das gestantes em período de realização do exame.

Já em relação à dispensação de medicamentos, Capra relata que há situações de não dispensação de medicamentos prescritos por médicos de outros estados pelas farmácias locais, ao argumento de que a Vigilância Sanitária não permitia, em especial medicamentos controlados. A vereadora questiona quais as normativas que fundamentaram a negativa; quais as normas em vigor que regulamentam a dispensação de medicamentos controlados e os prescritos por médicos de outros estados; e pede cópia digital dos regulamentos aplicáveis às farmácias de São Miguel do Oeste referentes à dispensação e boas práticas farmacêuticas.



Câmara de Vereadores

Trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar até R$ 1 mil no FGTS Anterior

Trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar até R$ 1 mil no FGTS

Legislativo aprova projeto que regulamenta distribuição de medicamentos em farmácias credenciadas Próximo

Legislativo aprova projeto que regulamenta distribuição de medicamentos em farmácias credenciadas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso