ELEIÇÕES 2022!

Veja quais documentos são obrigatórios na hora da votação

  • Luciano Nunes/TRE-SC -

Para que exerçam do direito ao voto no primeiro turno das Eleições 2022, que ocorre dia 2 de outubro, os eleitores precisam ficar atentos a documentos necessários na hora da votação. De acordo com as regras do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não é necessário portar o Título de Eleitor, desde que o cidadão esteja portando um documento oficial com foto.

Para comprovar a identidade perante a mesa receptora de votos, serão aceitos os seguintes documentos oficiais com foto, inclusive os digitais:

e-Título (aplicativo com o título e informações eleitorais);
carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Certificado de Reservista;
Carteira de Trabalho;
Carteira Nacional de Habilitação.
Certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Segundo o secretário Judiciário do TSE, Fernando Alencastro, o voto é um instrumento da soberania popular, um direito e um dever constitucional que não deve ser impedido por conta da ausência do título de eleitor.

“Para assegurar esse direito e esse dever constitucional, a Justiça Eleitoral admite que o eleitor ou a eleitora possa votar apresentando outros documentos que comprovem a identidade, desde que tenha uma foto”, explicou Fernando.

No dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022, eleitores vão às urnas para escolher os novos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais ou distritais (no caso do Distrito Federal).


Fonte: ND+

Cidade de Santa Catarina cria lei que reduz cargos de indicação política Anterior

Cidade de Santa Catarina cria lei que reduz cargos de indicação política

FIESC realiza diálogo com candidatos ao governo de Santa Catarina Próximo

FIESC realiza diálogo com candidatos ao governo de Santa Catarina

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso