PROGRAMA NASCER

Uma oportunidade para tirar a sua ideia do papel

  • Folha do Oeste -

Na noite desta segunda-feira, dia 18, foi apresentado, em São Miguel do Oeste, o Nascer - Programa de pré-incubação de ideias inovadoras. Uma oportunidade 100% gratuita para tirar sua ideia do papel e abrir o seu negócio. O Edital de Chamada Pública já foi lançado, e os interessados tem até a próxima segunda-feira, dia 25, para se inscrever.

Em sua terceira edição, o programa que é desenvolvido em parceria entre Fapesc e Sebrae, contemplará 21 cidades, entre elas está São Miguel do Oeste. Aos participantes deste programa, que busca transformar ideias de negócio em realidade, serão ofertados cinco meses de atividades gratuitas por meio de capacitações, mentorias com especialistas, palestras e networking.

Durante o encontro de divulgação do Nascer realizado na noite de ontem no espaço Coworking da Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste), com a presença de atores do ecossistema, pessoas envolvidas em querer movimentar o empreendedorismo da região, Cristiano Luiz Von Dentz, coordenador na região Oeste da TXM Methods, executora do programa, relatou detalhes e vantagens do Programa Nascer. De acordo com ele, para participar do programa é preciso morar em Santa Catarina, ter mais de 18 anos, e ter uma ideia de negócio. "As vezes a pessoa tem uma ideia e não sabe como executar, ou acha que a ideia não tem potencial, ela só vai saber se executar essa ideia. Então, o nosso programa e metodologia ajuda nessa validação e execução da ideia", explica.

Von Dentz cita quando se fala em inovação, muitas vezes se pensa que tem que ter tecnologia, pode ser um restaurante que está mudando o processo e que quer implantar uma metodologia nova, pode ser algo da economia criativa, alguém que quer trabalhar com velas ou sabonetes, por exemplo, ou a ideia de criação de abelhas sem ferrão. "Nós ajudamos a validar se essa ideia tem espaço, se essa ideia vai gerar realmente um negócio, em cinco meses, para a pessoa também não perder tempo e nem dinheiro. Não precisa ser empreendedor para participar, basta ter uma ideia, e o programa ajuda a pessoa estruturar a sua ideia", explica.

Segundo o coordenador da TXM, a metodologia do programa é ágil, com duração de cinco meses, com encontros presenciais e on-line. "É um programa bem interessante, porque durante cinco meses o participante vai ter mentorias em todas as áreas, como marketing, estratégia, entende como olhar custos, como olhar o cliente e o mercado, como criar a marca e fazer o DNA dessa marca. O programa é bem amplo e completo, e a pessoa que participa, ou ela vira empreendedora ou muda o crescimento dela, onde inclusive pode empreender dentro da empresa onde está, ser um intraempreendedor. Quem ganha é a pessoa que participa, e é 100% gratuito. Então é uma grande oportunidade", ressalta, apontando que ao final dos cinco meses, a melhor ideia pode ganhar uma subvenção social de R$ 20 mil.

O programa cita ainda pela segunda vez, o programa será aplicado no município. "Ficamos felizes, porque na primeira edição, desenvolvida no ano passado, surgiram muitas ideias interessantes. Algumas, inclusive, que já estão avançando, gerando empregos, e movimentando a economia", comenta, lembrando que São Miguel do Oeste tem um empreendedorismo forte, então é preciso ampliar isso para os jovens, e para as novas gerações.


INSCRIÇÕES

As inscrições para a terceira edição do Programa Nascer seguem até o dia 25 de julho, através do site da Fapesc, que tem o edital do Programa Nascer, sendo preciso preencher um formulário. Na região, o programa será desenvolvido em São Miguel do Oeste, abrangendo também interessados das cidades vizinhas. Também será executado em Maravilha, Xanxerê e Chapecó.

Após o período de inscrições, serão validadas as ideias inscritas, e o programa inicia entre agosto e setembro.


Duas pessoas são presas por tráfico de drogas em praça Anterior

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas em praça

Registrados maus tratos contra animal Próximo

Registrados maus tratos contra animal

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso