DEFESA CIVIL

Tremores de terra são sentidos na cidade de Chapecó

  • Mauricio Vieira / Secom -

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que os tremores de terra sentidos na cidade de Chapecó nesta terça-feira, dia 24, são oriundos de abalos sísmicos que vem ocorrendo desde o dia 10 de janeiro de 2023 no Norte da Argentina, na Província de Santiago Del Estero, cerca de 900 km do Oeste do Estado de Santa Catarina.

O segundo terremoto ocorreu na data de 20 de janeiro de 2023, e também foi sentido por moradores de Chapecó, e o terceiro abalo ocorreu nesta terça-feira. Conforme informações da Defesa Civil, é comum terremotos de alta magnitude gerarem tremores secundários que são sentidos a centenas de quilômetros do epicentro.

Conforme informações oficiais do Observatório Sismológico da UNB e do Centro de Sismologia da USP, que monitoram este tipo de evento no Brasil e no mundo, o evento ocorrido na tarde de hoje, por volta das 15h37, chegou a magnitude 6.2 mb na Escala Richter, a uma profundidade de 601 km.

Informações obtidas pelos membros da Defesa Civil de Chapecó, após os tremores, 150 pessoas foram evacuadas de um edifício, mas não foram relatados danos estruturais em nenhuma edificação na cidade. O Bairro Santa Maria, nas proximidades do Hospital Regional do Oeste, foi um dos locais onde mais se percebeu o evento.

Terremotos são fenômenos naturais oriundos das pressões internas do planeta. Ocorrem nas áreas de falhas geológicas encontradas em placas tectônicas que se movimentam e liberam tais pressões que são sentidas na superfície.   



Defesa Civil SC

Coronel Franzen assume o Estado-Maior-Geral da PMSC Anterior

Coronel Franzen assume o Estado-Maior-Geral da PMSC

PMRV realiza operação de fiscalização de freios de caminhões Próximo

PMRV realiza operação de fiscalização de freios de caminhões

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso