A Defesa Civil de Santa Catarina informa a ocorrência de tempestades severas, com chuva intensa em curto período, raios e fortes rajadas de ventos na tarde desta segunda-feira, dia 23, em todas as regiões. Ao longo da tarde, os temporais associados ao calor e à disponibilidade de umidade se desenvolveram e atingiram os municípios catarinenses, principalmente, nas regiões Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, com relatos de ocorrências de danos em infraestruturas, destelhamentos, interrupção de energia, além de queda de árvores, enxurradas e alagamentos.
A Defesa Civil está analisando as imagens dos radares de Lontras e Chapecó, e das imagens dos danos para classificar os eventos. Em Chapecó, um espaço religioso, conforme informado pela imprensa local, foi atingida nesta segunda-feira pela queda da parede de um prédio em construção. Uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas.
Em Gaspar, após análise dos dados do Radar Meteorológico de Lontras, a Defesa Civil classificou o evento como microexplosão. Pela estimativa do radar, os ventos também se aproximaram de 90 km/h no município. Uma microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo.
Defesa Civil/Redação
Deixe seu comentário