SMOeste está menos violenta

Por outro lado, cresceu acentuadamente o número de arrombamentos em veículos

Diminuiu o índice de criminalidade em algumas áreas. A constatação é de um levantamento realizado pela Polícia Militar tendo por base as ocorrências registradas em São Miguel do Oeste em 2003 e 2004. Do total de chamadas atendidas, houve uma redução média superior a 5%. Incluindo multas de trânsito, em 2003 foram 4.841 ocorrências e, em 2004, 4.585. O número de furtos, por exemplo, reduziu em 30%. Em contrapartida, a quantidade de arrombamentos de carro (geralmente realizados para furtar aparelhos de CD automotivo) aumentaram quase quatro vezes. O crescimento deste índice só não foi maior porque este tipo de crime acentuou-se bastante no segundo semestre de 2004 e não já a partir do primeiro. A quantidade de drogas apreendidas cresceu, apesar de diminuir o número de apreensões. O relatório mostra ainda que, em média, é registrado um acidente de trânsito por dia em SMOeste.

O tenente da Polícia Militar, Marcelo de Wallau, explica que os crimes de arrombamento, teoricamente, seriam realizados sob encomenda. Ele lembra que neste último ano aconteceram algumas prisões de pessoas envolvidas com receptação de produtos furtados. Outra possibilidade é que os furtos de CD players sejam feitos com objetivo de usar o aparelho como moeda de troca para o consumo de drogas. Wallau salienta que é difícil ter total proteção contra o arrombamento de carros, mas lembra que alguns cuidados podem ajudar no combate ao delito, como, por exemplo, a implantação de um sistema de alarme. Muitas pessoas não tomam sequer o cuidado básico de fechar o vidro do carro ao saírem. Entretanto, na maioria dos furtos os criminosos cortam a borracha de um dos vidros do veículo e levam a aparelhagem.

Apesar disso, a queda no número geral de ocorrências animou a PM. "Isso nos deixa bastante contentes. Temos lutado com uma série de dificuldades ao longo dos anos, inclusive com uma certa redução de policiais, em virtude da aposentadoria, pois a reposição de pessoal acontece lentamente", argumenta o tenente. Ele destaca que a região receberá 15 policiais para atuar na área do 11º BPM (Batalhão de Polícia Militar), mas apenas alguns ficarão em SMOeste. O restante será direcionado para outros municípios, que enfrentam ainda mais problemas com falta de efetivo.

Anterior

Raul Gransotto: ?Tentativa de cassação me fortaleceu?

Próximo

Virada de ano foi calma

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso