SANTA HELENA

Seminário Regional de Agroecologia debate sistemas agroflorestais

No último dia 19, foi realizado o primeiro Seminário Regional de Agroecologia em Santa Helena, com foco em Agroflorestas e SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças). O evento promovido pelo município, ocorreu na Linha Cantina e contou com o apoio da Epagri, e do gabinete do deputado estadual padre Pedro Baldissera. A programação buscou trazer, a conhecimento do público local e regional, experiências que já estão sendo feitas no propósito de multiplicar e sensibilizar mais agricultores a aderirem esta forma de produção.

A agrofloresta tem a forma de combinar através da implantação, em linha ou consorciada, as essências arbóreas nativas, frutíferas e exóticas e com cultivos agrícolas ou forrageiros. Prima-se pelo cuidado de conservação e melhoramento de solos, cobertura verde, manejo da parte aérea, uso mínimo, restrito e racional de insumos exportados, buscando garantir a sustentabilidade dos sistemas.

Na parte da manhã iniciou com uma mística apresentada pelos estudantes do 5º ano da Escola Cinderela e após houve três painéis temáticos coordenados por Marcelo Zanella, agrônomo extensionista rural da Epagri de Florianópolis, Nei Albring, agrônomo, proprietário da ASA (Albring Sistemas Agroflorestais) de São João do Oeste e Dorvalino Comin, proprietário da unidade agroflorestal Jardim das frutas de Santa Helena.

À tarde, as atividades tiveram concentração na unidade de Dorvalino, onde os presentes tiveram a oportunidade de se aprofundar em alguns temas mais específicos como: a apicultura e sua relação entre o ambiente florestal, manejo e conservação dos solos nos sistemas alternativos, produção de alimentos para o autoconsumo e apresentação da unidade pelos proprietários.

O público de mais de 150 pessoas, formado por agricultores, estudantes, lideranças de movimentos sociais do campo, lideranças políticas regionais técnicos e entusiastas do sistema, elogiou o evento e enfatizou os temas abordados, o conhecimento e habilidades dos assessores. Também enalteceram pelo fato de conhecerem a unidade do município de Santa Helena, implantado há cerca de seis anos, ao produzir de forma agroecológica todos os alimentos consumidos pela família proprietária, mel e frutas para comercialização, inclusive para a merenda escolar através do Pnae (programa Nacional de Alimentação Escolar).



Ascom



Municípios vão apresentar diagnóstico de obras paradas em audiência pública Anterior

Municípios vão apresentar diagnóstico de obras paradas em audiência pública

Ceme Conecta é promovido em São Miguel do Oeste Próximo

Ceme Conecta é promovido em São Miguel do Oeste

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso