Criação de plano de prevenção à violência nas escolas tem aval da Comissão de Finanças |
No último dia 19, foi realizado o primeiro Seminário Regional de Agroecologia em Santa Helena, com foco em Agroflorestas e SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças). O evento promovido pelo município, ocorreu na Linha Cantina e contou com o apoio da Epagri, e do gabinete do deputado estadual padre Pedro Baldissera. A programação buscou trazer, a conhecimento do público local e regional, experiências que já estão sendo feitas no propósito de multiplicar e sensibilizar mais agricultores a aderirem esta forma de produção.
A agrofloresta tem a forma de combinar através da implantação, em linha ou consorciada, as essências arbóreas nativas, frutíferas e exóticas e com cultivos agrícolas ou forrageiros. Prima-se pelo cuidado de conservação e melhoramento de solos, cobertura verde, manejo da parte aérea, uso mínimo, restrito e racional de insumos exportados, buscando garantir a sustentabilidade dos sistemas.
Na parte da manhã iniciou com uma mística apresentada pelos estudantes do 5º ano da Escola Cinderela e após houve três painéis temáticos coordenados por Marcelo Zanella, agrônomo extensionista rural da Epagri de Florianópolis, Nei Albring, agrônomo, proprietário da ASA (Albring Sistemas Agroflorestais) de São João do Oeste e Dorvalino Comin, proprietário da unidade agroflorestal Jardim das frutas de Santa Helena.
À tarde, as atividades tiveram concentração na unidade de Dorvalino, onde os presentes tiveram a oportunidade de se aprofundar em alguns temas mais específicos como: a apicultura e sua relação entre o ambiente florestal, manejo e conservação dos solos nos sistemas alternativos, produção de alimentos para o autoconsumo e apresentação da unidade pelos proprietários.
O público de mais de 150 pessoas, formado por agricultores, estudantes, lideranças de movimentos sociais do campo, lideranças políticas regionais técnicos e entusiastas do sistema, elogiou o evento e enfatizou os temas abordados, o conhecimento e habilidades dos assessores. Também enalteceram pelo fato de conhecerem a unidade do município de Santa Helena, implantado há cerca de seis anos, ao produzir de forma agroecológica todos os alimentos consumidos pela família proprietária, mel e frutas para comercialização, inclusive para a merenda escolar através do Pnae (programa Nacional de Alimentação Escolar).
Ascom
Deixe seu comentário