Portal da Leitura reúne mais de mil

Apesar de reunir público menor do que em anos anteriores, evento promovido pela Cooesc foi considerado sucesso

Descanso - O dia de aniversário da emancipação político/administrativa foi movimentado para os alunos do município. Durante toda quinta-feira, dia 16, estudantes participaram do III Portal Literário, um dos maiores eventos educacionais da região. A promoção é da Cooesc (Cooperativa Educacional de Santa Catarina). As atividades começaram na noite do dia 15, quarta-feira, com a abertura oficial, e encerraram na sexta-feira.

O presidente da cooperativa, Lotário Staub, explica que no evento são encenadas histórias de livros para aumentar o interesse dos alunos pela leitura. "Os alunos passam a achar os personagens mais atraentes e simpáticos. Dessa forma, eles procuram ler para saber como a história verdadeiramente transcorre, no livro", coloca. Foram feitas representações de histórias criadas por autores famosos e alguns contos populares. Durante o evento, centenas de obras dos mais diversos temas e estilos, para todas as idades estiveram à disposição na Feira do Livro, desenvolvida conjuntamente ao Portal Literário.

Paralelamente às apresentações e comercialização de livros, aconteceu um curso a 85 professores estaduais, mais os da rede municipal e outros inscritos da região. O tema do encontro de educadores foi "A personificação da leitura no contexto histórico e atual". Foram 20 horas de capacitação que iniciaram efetivamente na quinta-feira e encerraram na sexta. Na quarta-feira, os educadores também acompanharam uma prévia do curso, explanada pela direção da Cooesc.

O objetivo do curso foi capacitar os professores a incentivar seus alunos a ler da melhor forma. Foram abordados assuntos como as possibilidades de realizar dramatizações e musicais na escola e como a leitura se desenvolve no contexto escolar. Os educadores também aprenderam como fazer fantoches, pintar e usar ações agradáveis que auxiliam no desenvolvimento do interesse dos alunos pelo ato de ler.

LEITURA SEMPRE FOI A PREOCUPAÇÃO

Criar o hábito de ler, nos alunos, foi a intenção dos criadores do Portal Literário. O evento teve início há dois anos, quando aconteceu a primeira edição com a presença de milhares de pessoas. A maioria crianças e adolescentes. "A Cooesc está fazendo seu serviço social, colaborando com a sociedade e professores na busca de desmistificar o pensamento de que a leitura é uma coisa chata", argumenta Staub.

Nas duas edições anteriores, o evento teve maior participação do que na deste ano. O público presente superou 3 mil pessoas em 2002 e 2003, mas nesta não chegou a 2 mil. Segundo Staub, isso se deve ao final do ano letivo nas escolas da região e à diminuição dos dias de programação. Somente estudantes de escolas de Descanso participaram do Portal.

Anterior

Árvore da solidariedade

Próximo

Prefeitos e vices recebem placas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso