ORIENTAÇÃO

Período de frio exige atenção com as abelhas

  • Divulgação -

Com o registro de baixas temperaturas, os animais também precisam atenção especial, entre eles a abelha. De acordo com o profissional da Epagri de Princesa, Leandro Nestor Hubner, com relação ao efeito do frio com as abelhas com ferrão, o manejo recomendado é primeiramente fazer uma proteção. As caixas sempre devem estar protegidas em um local que não pega muito vento. "A entrada delas, no inverno, pode ser reduzida, utilizando uma madeira pequena para fechar parte dessa entrada, deixando apenas 1/3 dela aberta. Isso evita a entrada de vento frio e saída de calor da caixa", explica.

Segundo o profissional, outro manejo interessante que pode ser feito também é a redução de espaço interno através do uso de sistemas de redução de espaço, como mantas. Coloca-se mantas de rafia ou lona na parte interna, dividindo as melgueiras da caixa ninho, com isso haverá um espaço menor para elas manterem a temperatura. "Além disso, de preferência, colocar as colmeias em locais onde tenha maior incidência de sol, evitando locais com muito sombreamento, e principalmente excesso de umidade", cita.

Hubner destaca que a alimentação das abelhas de ferrão também requer cuidados. Elas devem ter reserva suficiente para passar o inverno. "Caso não tenha essa alimentação pode ser fornecida de forma artificial, segundo orientações técnicas da Epagri, dos Cursos de Apicultura", aponta.

Com relação as abelhas sem ferrão, o profissional ressalta ainda que as espécies da região têm poucos problemas com relação ao frio, pois são adaptadas a essa situação de clima. "É importante que o meliponicultor se preocupe em não trazer abelhas de biomas diferentes. Sabemos que na região tem espécies que não são daqui, essas espécies então, precisam de cuidados maiores", alerta.

Com relação a proteção da caixa, Hubner orienta que pode ser feito um ambiente climatizado, através do uso de mantas, isopor, ou proteção com outros materiais que diminuem a perca de calor nessas colmeias ou até mesmo a instalação de aquecedores artificiais, produtores de calor que são colocados de forma artificial internamente dentro da caixa ou próxima delas. Essas colmeias devem ser protegidas do frio, evitando excesso de vento nelas.

O tamanho das colmeias com relação a espessura da caixa também é muito importante. A colmeia tem uma espessura entre 3,5 até 6 cm, isso ajuda a manter uma regulação térmica. Em alguns casos, também pode se optar por colocar essas colmeias em locais mais aquecidos, algumas pessoas guardam dentro de casa em locais mais quentes, e fecham a entrada delas a noite.

No entanto, o profissional da Epagri reforça que com as abelhas da região não é preciso se preocupar com aquecimento ou alimentação, pois elas têm adaptação a esse clima.

Quem tiver dúvidas pode procurar orientação técnica na Epagri de seu município.

Anunciados 68 novos leitos de UTI neonatais e pediátricos Anterior

Anunciados 68 novos leitos de UTI neonatais e pediátricos

Orientações sobre as baixas temperaturas e as plantações Próximo

Orientações sobre as baixas temperaturas e as plantações

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso