PLATAFORMA

Observatório Fiesc é apresentado aos empresários da região

  • Divulgação Ascom -

Em um evento denominado “Inteligência de dados para acelerar as vendas”, a Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) apresentou na sexta-feira, dia 17, na sede do Senai São Miguel do Oeste, o Observatório Fiesc. A plataforma é mantida pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi), que é um dos braços da Federação, e apresenta inteligência de dados e análises de diversas áreas como: industrial, comercial, serviços, econômicos, inflação, juros, perspectivas e tendências, tanto das regiões de Santa Catarina, quanto do Brasil e do Mundo. O acesso pode ser feito mediante cadastro no endereço https://observatorio.fiesc.com.br/

De acordo com o vice-presidente da Fiesc para o Extremo Oeste, Astor Kist, o objetivo do encontro é familiarizar os empresários com esta ferramenta que pode guiar os rumos das empresas. “O Observatório está muito bem estruturado, porém nem sempre é bem utilizado, pois muitos empresários não sabem se quer que existe esta ferramenta, que serve muito para a tomada de decisões na empresa. Antes de investir o empresário pode fazer o planejamento completo a partir destes dados que o Observatório disponibiliza e assim fazer uma tomada de decisão inteligente”, reforça Kist.

A gerente-executiva do IEL/SC, Eliza Coral, explica que normalmente as pessoas usam a intuição para a tomada de decisões e que a utilização de dados é relativamente nova, mas cada vez mais as empresas estão entendendo sua importância. “Pegamos, por exemplo, a previsão do tempo, se você sabe como o tempo será poderá tomar a decisão de qual roupa utilizar. E nesta linha as empresas também, todos os dias os gestores precisam tomar decisões: onde vão abrir novos negócios, onde vão colocar o esforço comercial deles, quem são seus clientes, quem são seus concorrentes, para isso precisa de dados e é justamente isso que trabalhamos no Observatório”, salienta Eliza.

Além dos dados abertos ao público, a plataforma também contempla produtos mais específicos para auxiliar na tomada de decisão e aceleração dos negócios. “São mais que dados, são análises de dados e inteligências, esta é a diferença. Não somos um Instituto que trabalha apenas com dados, trabalhamos com inteligência, transformamos o dado para ajudar as empresas na tomada de decisão. Um dado sozinho não diz muita coisa, e se ele não for tratado pode te levar a uma decisão equivocada”, explica a gerente-executiva do IEL.

Os empresários lotaram o auditório para acompanhar as explanações que informaram a importância de trabalhar com fatos, dados, cenários e análises. O gerente de Operações do Senai, Ivanor Finato, destaca que neste cenário é possível buscar novas projeções e prospecções assertivas, tendo uma maior chance de acertar e mitigar riscos. “Neste evento ensinamos os empresários a utilizarem estes dados e as análises que podem ser feitas nas organizações e estas análises podem possibilitar a identificação de tendências e padrões, também na questão de insights para novas estratégias de modelos negócios. Com esta inteligência de dados queremos melhorar o comportamento das organizações, baseado em fatos e dados. Esta ferramenta tem uma assertividade mais promissora e também para buscar a questão de inovação. Tudo isso voltado ao propósito da Fiesc de representar, desenvolver e fortalecer a indústria para ser mais competitiva, ainda mais neste mundo digital que é totalmente orientado por dados”, complementa Finato.

O gerente executivo regional do Sesi Senai, Jardel Carminatti, destaca que a opção de trazer este evento para São Miguel do Oeste é uma forma de incentivar os empresários e Poder Público a realizarem o planejamento estratégico. “As empresas podem utilizar esta ferramenta no dia a dia para montar suas estratégias e tomar suas decisões. São dados, indicadores e tendências extremamente atualizados e verídicos, e por vezes as decisões nas empresas são tomadas por intuição, que podem dar certo, mas é arriscado, mas quando se tem dados e fatos as decisões são mais assertivas”, finaliza Carminatti.


Ascom

Governador anuncia R$ 10 milhões para combater a doença e ativa Centro de Operações Emergenciais Anterior

Governador anuncia R$ 10 milhões para combater a doença e ativa Centro de Operações Emergenciais

Inicia nova turma do Empretec em São Miguel do Oeste Próximo

Inicia nova turma do Empretec em São Miguel do Oeste

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso