Aprovado PL que prevê perda da guarda de animais vítimas de maus-tratos |
Aumento gradativo no número de casos de dengue e Chikungunya na região preocupa equipes da Saúde e deixa população em alerta. Nesta semana, foi confirmado o primeiro caso de Chikungunya no município de Descanso. A confirmação do caso importado ocorreu na quarta-feira, dia 30. No município também já foram confirmados 24 casos de dengue e um óbito pela doença neste ano. Há ainda dois pacientes aguardando os resultados dos exames.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Descanso, Débora Weschenfelder Magrini, a confirmação do caso de Chikungunya acende mais um alerta no município. Segundo ela, Descanso também está próximo de enfrentar uma epidemia de dengue. Frente a este cenário preocupante, a solicitação é para que a população faça a sua parte no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é transmissor da dengue e também da Chikungunya.
Débora destaca que a população precisa ficar atenta e se apresentar sintomas suspeitos deve procurar atendimento nas unidades de Saúde. Conforme a coordenadora, os sintomas da Chikungunya são semelhantes aos da dengue, com destaque para dores articulares permanentes. A orientação é para que os moradores busquem atendimento ao apresentar sintomas, para que a equipe já realize o bloqueio de transmissão. “Tendo suspeita, os agentes de endemias já vão na residência e local de trabalho para verificar se há algum foco do mosquito, e para que esse foco seja eliminado, como bloqueio”, explica. Além disso, orienta-se que a população utilize repelente.
Deixe seu comentário