Município dá continuidade ao programa de prevenção a cá

O setor de odontologia, em parceria com as secretarias de Saúde e Ação Social de Princesa,

O setor de odontologia, em parceria com as secretarias de Saúde e Ação Social de Princesa, continua neste ano com o programa de prevenção a cáries, que abrange crianças e adultos.

Conforme o dentista Juliano Slongo, o atendimento às crianças é feito nas escolas por meio de orientações e atendimento odontológico. Na Escola Municipal Renascer, que atende a?@alunos de 1ª a 5ª séries, está instalado um consultório odontológico equipado, onde o dentista faz todo o atendimento. Segundo ele, desta forma é feito todo o acompanhamento com escovação e aplicação de flúor, com participação das professoras. "Essas professoras receberam treinamento no sentido de que, quando a equipe da odontologia não puder estar presente na escola, elas dêem continuidade?@a?@esse acompanhamento", explica.

Já na escola estadual, onde estudam crianças de 6ª série ao 3º ano do Ensino Médio, existem dias pré-determinados para?@que as crianças sejam atendidas no posto de saúde. Esse atendimento é feito?@todas as segundas-feiras na parte da tarde e às?@terças-feiras pela manhã. "Dessa maneira tentamos abranger o maior número possível de pessoas, que talvez se tivessem que vir até o posto pegar uma ficha e aguardar atendimento, não viriam", ressalta.

Com esse trabalho, praticamente toda a população é atingida. Conforme Slongo, na rede municipal de ensino são cerca de 350 crianças e todas serão atendidas até o final do ano. "Estou na cidade há quatro anos e temos trabalhado incessantemente. Agora estamos com um índice de cárie próximo do?@ zero, bem abaixo dos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Quando iniciei esse trabalho, existiam muitos problemas graves e com esse trabalho mudamos essa realidade, atuando agora no controle e na prevenção", enaltece.

Todas as crianças do município receberam neste início de ano dois kits de higiene bucal, adquiridos pelo Governo federal e pelo município. Cada kit contém creme, escova e fio dental, sendo que um dos kits fica na escola e o outro pode ser levado para casa,?@que, segundo Slongo, não será?@por falta de materiais que não será realizada a higiene bucal.

No caso dos adultos, todos os munícipes têm acesso ao posto de saúde, com agendamento em dias determinados, o que facilita o acesso, e também ao consultório particular.

Anterior

SDR de Dionísio Cerqueira promove curso de Libras

Próximo

Nelsinho apresenta primeiros 100 dias de governo à comunidade

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso