Curso de Odontologia da Unoesc recebe conceito máximo na avaliação do MEC |
Atenção pais e responsáveis, nesta segunda-feira, dia 8, iniciam duas importantes campanhas de vacinação para crianças e adolescentes. As campanhas, de Multivacinação e de Vacinação Contra a Poliomielite, iniciam no dia 8 de agosto e seguem até o dia 9 de setembro. Já o Dia D das ações preventivas será no dia 20 de agosto. Nesta data, será promovida uma mobilização nacional com atendimento e aplicação de doses em horário especial.
De acordo com a responsável pela Imunização na Supervisão Regional de Saúde, Dila Pozzatti, a Campanha de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes, tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacina. Já a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, que é a prioridade maior e o foco neste momento, é uma ação voltada para crianças de um ano até menores de cinco anos.
Dila alerta que a poliomielite é novamente uma ameaça. O mundo todo achou que a doença estava erradicada, mas ainda tem países com o vírus, e isso é uma preocupação. Por esta razão todas as crianças devem receber a dose da gotinha. A responsável pela Imunização na Supervisão Regional de Saúde, alerta que a poliomielite é grave, e geralmente deixa sequelas graves, neurológicas e limitações físicas, que acometem principalmente os membros inferiores. "É uma doença grave, terrível, que deixa sequelas, e que não se tinha mais preocupação, mas, que agora está retornando", declara. Por esta razão, Dila reforça a orientação para que os pais e responsáveis levem as crianças até as unidades de saúde para receber a vacina.
"O pedido é para que todos os pais de crianças e adolescentes levem seus filhos com as cadernetas de vacina, até uma sala de vacina, onde serão observadas todas as vacinas já realizadas, e se tiver alguma em atraso, ela será atualizada", garante. Dila aponta ainda que as coberturas vacinais estão muito baixas e consideradas preocupantes. "As pessoas não estão mais levando os filhos para se vacinar. Com essas coberturas baixas existe uma possibilidade de voltar a ter doenças graves e que ainda estão circulando no mundo", acrescenta.
Para receber as doses durante a campanha de vacinação que inicia na segunda, é preciso apresentar documentação pessoal e a caderneta de vacina da criança ou adolescente. É importante que a comunidade também fique atenta as orientações das equipes de saúde dos seus municípios, que devem definir suas estratégias de vacinação. Se tiver algum problema de saúde, impedimento ou alergia, é importante comunicar as equipes de saúde antes de receber a vacina.
Sobre a questão de doses, Dila destaca que a regional já recebeu em torno de 70% das doses para os 30 municípios de abrangência da Regional. Conforme ela não vai faltar vacina. A distribuição das doses de vacina de rotina, da pólio, e Covid, começou na quinta-feira. "As doses estão chegando e estão sendo distribuídas", afirma.
SÃO MIGUEL DO OESTE
No município de São Miguel do Oeste, o atendimento será na Sala de Vacinas, localizada junto à Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h, com horário especial no Dia D, marcado para o dia 20, das 8h às 16h.
Também será realizada a vacinação no posto de saúde do Bairro Agostini, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. As vacinas estarão disponíveis, ainda, nas segundas-feiras, no posto do São Gotardo; terças-feiras, no Santa Rita; quartas-feiras, no São Luiz; quintas-feiras, no Salete; e sextas-feiras, no Jardim Peperi. Todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis.
Deixe seu comentário