Moção homenageia policiais que evitaram suicídio
-
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores -
Os vereadores Paulo Drumm (PSD) e Nélvio Paludo (PSD) apresentaram uma moção de aplauso parabenizando os policiais militares de Santa Catarina pela atuação em ocorrência no município de São Miguel do Oeste, em que evitaram o suicídio de um pai no Dia dos Pais, e dano à residência da família. A moção é destinada aos policiais sargento Arlei Alcindo Mallmann, cabo Daniel Filippini e soldados Francieli Baratto, Deyvid Marlon Nora, Odair Baldissera e Danilo de Matos Fernandes.
Na moção os vereadores relatam a ocorrência atendida em 8 de agosto deste ano, em que policiais foram chamados para atender uma situação de violência doméstica, dano e tentativa de suicídio. Destacam que um cidadão estava descontrolado, colocando em risco sua própria vida e de seus familiares; que ateou fogo em móveis e objetos dentro de casa; que foi necessário o uso de arma menos letal para tentar afastá-lo; e que os policiais removeram os materiais em chamas, mesmo com o ambiente tomado pela fumaça.
Ainda no atendimento da ocorrência, o cidadão se trancou em um quarto e reiterou ameaças de morte a policiais e a si mesmo. Conforme o relato, os policiais arrombaram a janela do quarto e iniciaram uma negociação, que perdurou por mais de três horas. "Vale ressaltar que os policiais mesmo conhecendo os possíveis riscos à sua integridade física, diante da situação que se apresentava, de não conhecerem o ambiente que iriam adentrar, com o interior da casa tomada pela fumaça, das reiteradas ameaças de morte proferidas pelo agente, sem saber se o cidadão além das armas brancas possuía outro tipo de arma de fogo, não hesitaram em adentrar na residência na tentativa de proteger a vida do pai e de sua família, mesmo colocando em risco as suas próprias vidas. Importante salientar que todo esse esforço não foi em vão, pois os policiais preservaram a integridade física de todos que estavam ali presentes, protegeram o patrimônio da família que estava ameaçado pelo incêndio e salvaram a vida do pai que estava psicologicamente abalado", destacam os vereadores.
Por fim, os autores da moção afirmam que "a Câmara Municipal de Vereadores, em nome da comunidade, sente-se honrada em conferir este reconhecimento como medida da nossa gratidão". A moção foi aprovada na sessão do dia 16 de setembro e entregue nesta terça-feira, dia 21.
Em manifestação durante a sessão desta terça, o comandante do 11º Batalhão de Polícia de Fronteira, tenente coronel Jailson Franzen, falou das adversidades do trabalho de policial militar, que arrisca a própria vida no desempenho de suas atividades. Falou com orgulho dos policiais que integram o Batalhão, e agradeceu, em nome dos policiais militares, à homenagem recebida por alguns de seus integrantes.
Câmara de Vereadores
Deixe seu comentário