POLÍTICA

MDB define data das prévias ao governo hoje

  • Divulgação -

Está marcada para esta segunda-feira, dia 23, uma reunião do diretório estadual do MDB para definição da data de votação às prévias da sigla ao candidato ao governo do Estado em 2022. Concorrem no pleito o senador Dário Berger, o deputado federal e presidente do partido Celso Maldaner, e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

A reunião serve principalmente para dirimir o desentendimento sobre a escolha da data. Enquanto Lunelli e Maldaner querem realizar a escolha ainda em 2021, Berger prefere deixar para o início do ano que vem.

A preferência por postergar a escolha tem origem na bancada estadual da Alesc (Assembleia Legislativa de SC), que pretende manter a governabilidade do governador Carlos Moisés da Silva por mais tempo. Berger diz que não teria como ir contra a decisão da bancada, que tem muitos parlamentares e está unida.

Por outro lado, Maldaner teme que falte tempo para composições caso a escolha fique para 2022. "O principal objetivo é decidir sobre a data das prévias. Vamos reunir todo o diretório, que é soberano, onde vai sair a data definitiva. A proposta minha e do Antídio é para este ano e tem outra ala que prefere ano que vem. Nós entendemos que tem que definir esse ano porque o prazo é muito curto. Tem que ter tempo para articulação, tem que articular com a sociedade para viabilizar a candidatura", disse o presidente da sigla no Estado.

Além da data, também será definida uma composição de nomes que vão compor um comitê eleitoral para a votação das prévias e comissões para planejar as chapas de candidaturas a deputados estaduais e federais.

Como preside o partido, Maldaner já anunciou que deixará o cargo para participar das prévias. Segundo ele, a saída deve ocorrer cerca de 45 dias antes da votação interna do partido. 

PMSC abre edital para Agentes Temporários Anterior

PMSC abre edital para Agentes Temporários

Guaraciaba realiza audiência nesta terça-feira Próximo

Guaraciaba realiza audiência nesta terça-feira

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso