SANTA CATARINA

Marcelo Fett será o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Divulgação -

O futuro secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação foi anunciado nesta quarta-feira, dia 28, em Florianópolis. O governador eleito, Jorginho Mello, atendeu à indicação da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e vai nomear o advogado Marcelo Fett para o cargo. A confirmação do nome ocorreu durante reunião do governador com lideranças empresariais do setor, que representa 6% do PIB (Produto Interno Bruto) catarinense. No encontro, Jorginho reforçou os compromissos que assumiu com a entidade durante a campanha.

Fett é advogado e foi secretário de Desenvolvimento Econômico em São José e Palhoça, foi integrante de conselhos municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia na Grande Florianópolis, além de experiências na iniciativa privada. A escolha atendeu a critérios técnicos, como amplo conhecimento do ecossistema de inovação e tecnologia em Santa Catarina, além de experiências com a gestão pública.

Jorginho reafirmou os compromissos de campanha, com a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a nomeação do indicado pela Acate e a valorização do ecossistema. “Muitas das dificuldades que enfrentamos podem ser resolvidas com tecnologia. Um Estado de vanguarda como o nosso precisa de um ecossistema de inovação cada vez mais atuante”, disse. Para o governador eleito, a educação, a qualificação profissional, a geração de emprego e renda e a desburocratização estatal terão reflexos com o incentivo ao setor.

As lideranças empresariais valorizaram a abertura proposta por Jorginho. Conforme o presidente da Acate, Iomani Engelmann, os Estados que investem em tecnologia obtêm um desempenho econômico superior. “Santa Catarina é destaque nacional em indicadores baseados nos pilares da ciência, tecnologia e inovação, como a criação de novas empresas, sobretudo startups; geração de empregos; e atração de investimento privado para acelerar empresas. Neste cenário, a Acate tomou como prioridade nos últimos anos a formação de talentos e o fortalecimento do setor por todas as regiões do estado. Com o conjunto de ativos construídos até aqui, temos as melhores expectativas com a inédita secretaria estadual”, afirmou Engelmann.

Durante a campanha eleitoral, a Acate apresentou nove pontos com os quais pediu o compromisso dos candidatos. Os primeiros tópicos defendiam a criação de um Gabinete de Inovação e o fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Jorginho foi além, criando uma secretaria exclusiva para o setor.

Entre os outros itens estão a ampliação do repasse de recursos para o desenvolvimento do segmento, por meio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado); a utilização do Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado) como ferramenta de inovação para o serviço público; a implantação de um programa de formação para profissionais de tecnologia; e a disponibilização de recursos de fomento para empresas de tecnologia via bancos públicos estaduais.


Ascom

São Miguel do Oeste tem quase 44 mil habitantes Anterior

São Miguel do Oeste tem quase 44 mil habitantes

Defesa Civil alerta a possibilidade de temporais e chuva intensa Próximo

Defesa Civil alerta a possibilidade de temporais e chuva intensa

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso