Jornal: uma fonte de pesquisa

Equipe do Programa Jornal Educação e Cultura/Folha do Oeste na Escola visitou Escola Básica Municipal Waldemar Antonio Von Dentz

A equipe do Programa Jornal Educação e Cultura/Folha do Oeste na Escola visitou, no dia 24 de junho, as turmas de 1ª a 4ª séries da Escola Básica Municipal Waldemar Antonio Von Dentz no município São Miguel do Oeste. A escola adota o sistema biseriado. Para a professora Marlene Neis, o programa é muito bom. "Ele é o único meio que os estudantes têm de ter acesso a notícias da região. Eles gostam de ler a respeito de esportes, polícia, educação, além de culinária, horóscopo, previsão do tempo e novelas", destaca.

Conforme ela, toda semana uma turma leva o jornal para casa, em um envelope, sendo que ele fica dois dias na casa de cada família proporcionando aos pais momentos de lazer em sua leitura, para em seguida os estudantes trazê-lo de volta para que outro possa levá-lo. "Por meio do jornal é possível abrir oportunidades maiores no aprendizado, os alunos sentem amor produzindo seus trabalhos e melhorando o conhecimento, principalmente na leitura. Ele é rico em informações e conteúdos, é uma fonte de pesquisa", aponta.

Durante a visita, os alunos de 1ª e 2ª séries ampliaram uma imagem do jornal escolhida por eles, num trabalho que tinha como proposta desenvolver a imaginação dos estudantes, comenta a coordenadora do Programa, Keli Taparelo. Para a realização do trabalho utilizou-se o jornal da edição 1319, de 14 de junho. Nas turmas de 3ª e 4ª séries trabalhou-se o tema poliomielite, especialmente sobre a vacinação, com a matéria publicada na edição 1319. Os alunos produziram uma história em quadrinhos com o Zé Gotinha, falando da importância da vacinação.

Fonte de pesquisa

"O programa Jornal Educação e Cultura é muito importante, uma vez que possibilita ao professor o acesso ao jornal, um portador de vários gêneros textuais, que vem enriquecer os conteúdos, além de ser uma ferramenta de auxílio na prática pedagógica em sala de aula, pois permite ao professor trabalhar várias atividades de leitura e escrita, bem como integra o educando aos acontecimentos sociais e à notícia da forma como ela acontece", considera a diretora Izaida Perotto.

Segundo ela, com isso, o educando, por meio da mediação pedagógica, se situa no tempo e no espaço. "O jornal é um instrumento que dá suporte, no dia-a-dia em sala de aula, com conteúdos novos a cada edição. Sendo assim, é só usar a criatividade, ousar e criar atividades novas e várias formas de desenvolvê-las, sempre voltadas para o educando, de acordo com o processo de ensino e aprendizagem e faixa etária", comenta.

Anterior

Impasses entre Casan e região são discutidos em reunião de diretoria

Próximo

Ladrões furtam baterias de torre

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso