Gincana de Educação Fiscal da Unoesc promove cidadania e conscientização social |
Impasses entre Casan e região são discutidos em reunião de diretoria
Sander garante que renovação de contrato com Descanso acontece dia 4
Nesta semana, o superintendente regional da Casan, Milton Sander, participou de uma reunião da diretoria da empresa, em Florianópolis. Na oportunidade foi aprovada a renovação do contrato com a prefeitura de Descanso. "Agora é certo, é só formalizar. Vamos marcar para sexta-feira, dia 4, a assinatura do convênio com a administração", afirma Sander.
Conforme ele, durante a reunião foram discutidos os processos de licitação da perfuração do poço profundo do Aqüífero Guarani, de São Miguel do Oeste. O superintendente destaca que já saiu a licitação, e o projeto deve estar pronto até o verão. Ele revela que essa perfuração abastecerá os municípios de São Miguel do Oeste e Guaraciaba. "Foi a solução mais rápida que encontramos para os problemas regionais, pois senão teríamos que buscar água do Rio das Antas, que é um investimento muito caro e demoraria dois anos", ressalta. Sander aponta que o projeto deve estar finalizado em três meses e garantirá água para aproximadamente 20 anos.
Sobre problemas regionais com a Casan, o superintendente regional salienta que a empresa possui uma pendência com São José do Cedro, mas que a contratação deve ser aprovada pela diretoria após as eleições, para não misturar com a política. "Tudo que está pronto deve ser assinado até o próximo dia 5 devido às eleições. Por esta razão a assinatura do contrato com o município de Descanso deve ser efetivada no próximo dia 4", explica.
Ainda segundo Sander, o contrato a ser firmado com Descanso deve ser de 20 anos, uma gestão compartilhada, onde a prefeitura terá participação no processo. Ele destaca que os compromissos já firmados com a administração de Descanso serão concretizados de acordo com o cronograma que deve ser traçado em encontro com representantes do município. "A demora da assinatura com a cidade deve-se ao fato de ter outros contratos na frente. Ele estava trancado na diretoria de planejamento", frisa.
Além dos contratos, Sander adianta que a Casan está desenvolvendo trabalho de prevenção para o próximo verão. Segundo ele, caso aconteça seca novamente, muitos municípios podem acabar sendo prejudicados. "Se não fizer o poço em SMOeste, este município pode ser prejudicado", salienta.
Iporã do Oeste
Depois dos investimentos realizados pela Casan, o prefeito, que resistia na assinatura do convênio com a empresa, o fez nesta semana. De acordo com o prefeito Ilton Vogt, a municipalidade, que sofria com as freqüentes faltas de água, agora recebeu um investimento significativo, fazendo com que as reservas aumentassem 140 mil litros. "Nossa pressão foi importante, não podíamos assinar o convênio para mais 30 anos sem uma solução imediata para o problema existente", enfatiza.
Na presença do diretor de Gestão, Luiz Alberto, do superintendente regional Milton Sander, do diretor regional Fred Westerich, do gerente de operação local Luiz Mickna, de secretários municipais, lideranças empresariais e de entidades do município, a solenidade aconteceu no gabinete do prefeito. Na oportunidade, Vogt solicitou, por meio de ofício específico, o repasse de recursos no valor de R$ 120 mil, mais a elaboração de Projetos Técnicos para o Saneamento Básico enquanto rede de tratamento de esgoto. Ele enfatiza que a municipalidade, em conjunto com a Casan, buscará se integrar ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para que o município possa avançar nesta área.
Deixe seu comentário