PREVENÇÃO

Inicia a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

  • Folha do Oeste Arquivo -

De 14 a 28 de outubro acontece a Campanha de Multivacinação. Trata-se de uma campanha para verificação e atualização de cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, com idade entre zero e 15 anos. Durante este período de campanha, serão promovidas ações especiais nos municípios para conferir se o esquema vacinal das crianças e adolescentes está completo.
De acordo com a responsável pela Imunização na Supervisão Regional de Saúde, Dila Pozzatti, a Campanha também contará com o Dia D, que é o Dia Nacional de Vacinação. Essa programação especial do Dia D será realizada no sábado, dia 21 de outubro.
Dila acrescenta que para a realização da Campanha de Multivacinação ocorreu uma preparação. Primeiramente foi feito um microplanejamento baseado na realidade local de cada município, na população e na estrutura. O levantamento e preparo das equipes foi concluído na última semana.
Conforme a responsável pela Imunização na Supervisão Regional de Saúde, o objetivo do microplanejamento e do preparo das equipes, é melhorar as coberturas vacinais. “Nos últimos anos, estão cada vez mais baixas, com a pandemia do Covid foi pior. Então temos que fazer um resgate dessas vacinas, e vacinar o máximo de pessoas possível para evitar que doenças que já estavam erradicadas, como a poliomielite, possam entrar no nosso país novamente e causar todo o problema que causou nos anos 70 e 80”, pontua.
Dila ainda ressalta que a campanha e atualização das cadernetas de vacinação, busca também evitar surtos de sarampo. Em 2019 e 2020, novamente foram registrados surtos, porque a cobertura vacinal estava baixa, e populações não estavam vacinadas.
Nesta ação, não há uma meta de cobertura vacinal, pois é uma campanha de verificação de caderneta. Mas, o pedido, conforme a profissional da Supervisão Regional de Saúde, é para que os pais levem as crianças e adolescentes até as salas de vacinas, junto com o cartão de vacinação.
Dila ressalta que haverá o registro de todas as crianças e adolescentes que comparecerem nas unidades de saúde. Neste momento, se houver necessidade de fazer vacina, será feita. “Queremos atingir o maior número de comparecimentos e de atualização de cadernetas”, reforça.



SÃO MIGUEL DO OESTE


A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, por meio das equipes da Sala de Vacinas, intensificou as ações voltadas à Campanha de Multivacinação que ocorre entre os dias 14 e 28 de outubro, para crianças e adolescentes de zero a 15 anos.   
De acordo com a secretária adjunta, Camila Bernardi, esta edição da campanha tem como principal objetivo atualizar as cadernetas deste público, com aplicação das vacinas faltantes.
Camila explica que as equipes estão trabalhando junto às escolas públicas e privadas do Município, na verificação das cadernetas dos alunos com idade contemplada nesta campanha.
“Nosso pedido é para que pais e professores estejam atentos às datas que as equipes estarão nas escolas e encaminhem as cadernetas de vacinação nas mochilas, para a verificação. Se faltar alguma vacina, a criança ou adolescente será orientada a ir até a Sala de Vacinas do Município”, enfatizou a secretária adjunta.
O atendimento na Sala de Vacinas, que fica junto à Unidade Central de Saúde, em frente à Praça Belarmino Annoni, é realizado diariamente das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h. No dia 21 de outubro, Dia D da Campanha da Multivacinação, o atendimento será das 8h às 17h, com diversas atrações para as crianças, entre elas, cama elástica, tobogã, piscina de bolinhas e pipoca doce.


Elevado número de focos torna cenário preocupante Anterior

Elevado número de focos torna cenário preocupante

Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais e chuva intensa Próximo

Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais e chuva intensa

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso