Fecam realiza fórum inédito de capacitação para novos prefeitos e prefeitas em SC |
Governo de LHS recebe nota 6,8
Quase metade do público ouvido, avaliou com tendência positiva o 3º ano de mandato de Luiz Henrique da Silveira
O governo de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) recebeu nota 6,8 em pesquisa realizada pelo Instituto Mapa. Foram ouvidos, entre os dias 27 a 31 de dezembro do ano passado, 1.200 eleitores residentes em 54 cidades de Santa Catarina. O desempenho do governo é avaliado dentro de um conceito \"regular para bom\". A maior concentração de indicações gira em torno da nota 7 (26%) e da 8 (22%) e 23% dos entrevistados deram nota igual ou inferior a 5 para o governo.
Para a realização da pesquisa foram estipuladas cotas por sexo e faixa etária, tomando-se como base os dados do TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral), para que a amostra pudesse representar a mesma composição proporcional do universo da população eleitoral do Estado de Santa Catarina.
Quase metade do público ouvido, 49%, avalia com tendência positiva o 3º de mandato do governador, manifestando aprovação ao desempenho na administração do governo. Já 11% dos eleitores têm uma imagem negativa, ou seja, reprovam o governo de LHS.
Segundo os dados da pesquisa, o percentual de 49% de aprovação cobre 9% do público que considera o desempenho do governo \"ótimo\" e 40% que o considera \"bom\". Por outro lado, o percentual de 11% de reprovação cobre 6% do público que avalia o desempenho do governo como \"péssimo\" e 5% como \"ruim\". Cerca de quatro em cada 10 entrevistados - 38% - avaliam-no como regular.
AVALIAÇÃO POR ÁREA
Na avaliação por áreas especificas o governo de LHS foi considerado, em geral, de regular para positivo. A área de Educação e Turismo foram as que receberam notas médias mais altas, a primeira com 6,9 e a outra com 6,8. Emprego e Segurança são os setores que obtiveram as menores médias, 6,0 e 5,7, respectivamente.
Desempenho em relação ao ano inteiro
Em relação ao governo anterior de Esperidião Amin (PP), após três anos de mandato da nova gestão, a percepção que prevalece na avaliação dos catarinenses é de que as coisas andam de igual para melhor. Em relação aos setores em que houve melhora estão a Educação e apoio ao Turismo. O setor da Segurança aparece nesse item também como sendo a área mais crítica, na qual o governo de Luiz Henrique da Silveira não conseguiu melhoras significativas.
Deixe seu comentário