CODESUL

Governadores assinam projeto com Banco Mundial para reforçar Defesa Civil

  • Eduardo Valente / GOVSC -

O governador Jorginho Mello reafirmou o protagonismo de Santa Catarina no cenário regional ao liderar, nesta quarta-feira, dia 23, a primeira reunião do ano do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), realizada em Brasília. O encontro reuniu os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além do vice-governador do Paraná, Darci Piana. A reunião de trabalho discutiu pautas estratégicas voltadas à integração regional, desenvolvimento econômico, infraestrutura e enfrentamento das emergências climáticas.

Um dos principais avanços do encontro foi a assinatura de um memorando de entendimento entre o Codesul e o Banco Mundial, que viabiliza uma consultoria técnica no valor de US$ 1 milhão para apoiar a implantação de um sistema integrado de Defesa Civil entre os quatro estados. O objetivo é criar uma estrutura regional de resposta rápida a desastres naturais, com ações coordenadas em situações como enchentes, deslizamentos e tempestades – eventos cada vez mais recorrentes no Sul do país. E essa estrutura ficará sediada em Santa Catarina.

“Santa Catarina tem enfrentado eventos climáticos severos. Essa parceria com o Banco Mundial é um passo firme rumo à modernização da nossa Defesa Civil e à proteção das nossas comunidades”, destacou o governador Jorginho Mello.

Durante a reunião, o governador de Santa Catarina propôs a criação de uma central operacional compartilhada, com atuação articulada entre os estados. Para acelerar o projeto, anunciou que Santa Catarina está pronta para bancar, com recursos próprios, a contratação imediata da consultoria necessária para estruturar o modelo da central.

“Não podemos perder tempo. Santa Catarina dá o primeiro passo e, depois, os demais estados definem como farão o ressarcimento. O importante agora é tirar o projeto do papel e fazer acontecer”, reforçou.

Além da pauta climática, Jorginho Mello defendeu temas essenciais para o desenvolvimento de Santa Catarina. Ele cobrou investimentos urgentes em infraestrutura logística, defendeu a adesão ao TIR (Tratado Internacional Rodoviário) e apontou perdas significativas nas transferências federais, reiterando a necessidade de revisão do FPE (Fundo de Participação dos Estados). O governador também voltou a defender a criação de um Fundo Constitucional de Financiamento exclusivo para as regiões Sul e Sudeste, como forma de garantir mais equilíbrio no pacto federativo e justiça na distribuição de recursos.

“Nos juntamos em assuntos comuns a todos e estamos notando já o ganho de escala, de velocidade e de foco real de investimento. Estamos fazendo isso para fortalecer o Codesul, cada governador dentro da sua autonomia, mas somando força, e o Codesul tem dado um retorno extraordinário pra nós”, acrescentou o governador Jorginho Mello.

A secretária do Codesul -SC, Vânia Franco, também se mostrou otimista com o encontro. “Fiquei muito feliz com o evento, os governadores consolidaram ações e deram diretrizes para que o Codesul alcance os próximos objetivos”, afirmou a secretária.



Segurança Pública

O encontro focou ainda nas ações de segurança pública nas fronteiras e no planejamento estratégico de longo prazo. A Comissão Permanente de Segurança Pública apresentou os resultados da bem-sucedida Operação Conjunta de Segurança Pública nas Fronteiras do Codesul. De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul e coordenador da Comissão, Antônio Carlos Videira, um dos impactos positivos da ação integrada foi a apreensão de mais de 10 toneladas de drogas somente durante o carnaval deste ano.



Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Nacional


Governadores assinam projeto com Banco Mundial para reforçar Defesa Civil Anterior

Governadores assinam projeto com Banco Mundial para reforçar Defesa Civil

Capacitação sobre Sistema de Produção de Leite acontece nesta quinta-feira Próximo

Capacitação sobre Sistema de Produção de Leite acontece nesta quinta-feira

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso