Casan inicia testes na Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso |
Nesta terça-feira, dia 30, o Programa Gente Catarina e a Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) realizaram a capacitação para a metodologia DEL, que será aplicada nos municípios participantes do Programa. Neste momento, a metodologia será aplicada em cinco municípios: Campo Erê, Santa Terezinha do Progresso, Saltinho, Anchieta e Romelândia. O lançamento, que contou com a participação dos atores envolvidos, foi realizado no Pollen Parque Científico e Tecnológico, em Chapecó, no qual Gente Catarina possui uma sala de situação.
A metodologia DEL, que será utilizada no Programa Gente Catarina, foi desenvolvida pela Facisc e tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses. "Isso a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalecerá a economia local e melhorará a qualidade de vida dos moradores da cidade", explica Elson Otto, vice-presidente da Facisc.
O consultor da Facisc, Osmar Vicentin, destaca que a grande transformação que o DEL vai proporcionar é para que cada um dos 61 territórios possam ser sustentáveis, e que os projetos que vão nascer com esses municípios tenham continuidade e sejam fortalecidos. "Quando desenvolvemos a metodologia DEL, a gente já trabalhava com esse olhar de que temos que ter o desenvolvimento econômico, mas se não tiver o social, o ambiental e principalmente o cultural, não faz sentido. Buscamos várias formas de fazer isso, e chegamos no modelo que a Alemanha nos passou, no qual o segredo está em não trazer a solução, mas tentar entender como que cada um quer produzir a sua solução", destaca.
Frederick Rambusch, da coordenação do Gente Catarina, ressalta que o Programa pode mudar a realidade dos municípios. "Já temos várias ações desenvolvidas nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social, com o objetivo de melhorar esse ambiente de desenvolvimento dos territórios. Começamos o Gente Catarina na Serra Catarinense, onde tivemos ótimos resultados, e já migramos para outras regiões. Alguns municípios do Oeste já estão recebendo visitas e ações da saúde, que está em fase de análise situacional e diagnóstico", cita.
Presente no evento, a prefeita de Santa Terezinha do Progresso, Marcia Detofol, relatou que o Gente Catarina será muito importante para o município, principalmente por entender as peculiaridades do território. "Santa Terezinha já foi beneficiada com a construção de um Cras, então temos muito a agradecer ao governo por poder fazer nossos municípios diferentes. Ficamos felizes por estarem vendo essa diferença dos pequenos municípios e compreender nossa realidade, isso é muito importante", declara.
Após os primeiros cinco municípios serem atendidos pela metodologia DEL, outros 11 municípios também serão contemplados: Abelardo Luz, Bandeirante, Caxambu do Sul, Coronel Martins, Entre Rios, Ipuaçu, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão e São Bernardino.
Gente Catarina
O principal objetivo do Gente Catarina é elevar o IDH de 61 municípios do estado que estão abaixo da média estadual. Chapecó é uma das cidades que conta com uma base do projeto, junto a Rio do Sul, Lages e Caçador. A sala de situação do Gente Catarina no Oeste conta com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, vinculados às respectivas secretarias estaduais. Ao longo do projeto, esses especialistas trabalharão em levantamento de dados, monitoramento e acompanhamento das ações em cada município, para que possam ser tomadas as melhores decisões, pensando na melhoria da qualidade de vida da população.
Ascom
Deixe seu comentário