DESCANSO

Fumacê será aplicado em algumas ruas da cidade no início da manhã desta quarta

  • Divulgação Ascom -

A equipe da Secretaria da Saúde de Descanso comunica que nesta quarta-feira, dia 16, às 5h da manhã, haverá fumacê nas Ruas Dois de Julho, João Gomercindo Agustini e General Juarez Távora, proximidades da Creche Professora Gracinha. 


Para a segurança dos moradores, inclusive animais domésticos, o pedido é para que sejam observadas as seguintes orientações:

- Se possível, saia do imóvel e leve seus bichinhos de estimação. Caso não tenha como sair, permaneça em cômodos mais longe possível da rua.

- Caixa de abelhas também devem ser alocadas em locais seguros.

- Mantenha portas e janelas abertas e guarde seus pertences em locais seguros.

- Cubra os utensílios da cozinha, bebedouros de animais, alimentos, roupas, brinquedos, móveis, eletrodomésticos e computadores.

- Remova toda roupa de cama, travesseiros e cobertores.


Após a aplicação, também é necessário cumprir as seguintes recomendações:

- Não entre na casa de 45 a 60 minutos após a aplicação.

- Mantenha as portas e janelas abertas para ventilação e secagem das superfícies. Se possível, ligue ventiladores.

- Pratos, utensílios de cozinha e acessórios infantis deverão ser lavados cuidadosamente com água e sabão antes do uso.


Servidores de Descanso participam de capacitação para a aplicação do fumacê

Uma das alternativas utilizadas para o controle e bloqueio da transmissão da dengue é a aplicação do inseticida à UBV (Ultra Baixo Volume), popular fumacê. Diante disso, o Comitê Intersetorial de Combate à Dengue de Descanso, indicou quatro servidores públicos para participarem da capacitação e estarem aptos para o uso e manipulação das máquinas costais de aplicação dos produtos químicos.

Os servidores da Secretaria de Serviços Urbanos, Sidinei Adriano Lorencini, Charles Heerdt, Olívio Schmitz e Elio Luiz Kuss, participaram do treinamento ministrado pelos profissionais da Gerência Regional de Saúde, em São Miguel do Oeste. A proposta faz parte do Programa de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti para o bloqueio da transmissão das doenças em pontos estratégicos, por meio do controle químico de aplicação perifocal. Dessa forma, para que os tratamentos químicos tenham eficácia assegurada, é necessário que o profissional de campo saiba realizar a aplicação do inseticida de forma correta incluindo o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A atualização das Diretrizes Estaduais para a Vigilância Epidemiológica e Controle das Arboviroses no Estado de Santa Catarina, dispõe que a execução da aplicação do inseticida à Ultra Baixo Volume, com máquina costal motorizada, é de responsabilidade do município, utilizando os inseticidas fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde e de acordo com as recomendações técnicas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Débora Magrini, a aplicação do fumacê ocorre nas regiões em que o número de infectados aumentam no mesmo período. “Atualmente o município possui sete profissionais capacitados para a aplicação do fumacê e, diante do cenário que temos, é muito importante ter mais servidores aptos para desempenhar a função, que exige uma série de cuidados, tanto para quem aplica, como para as pessoas que residem nas áreas de aplicação”, esclarece.

Para o servidor Sidinei Lorencini, o curso foi esclarecedor e muito importante. “Para mim foi muito importante enxergar a situação de uma outra perspectiva. É uma doença grave, o mosquito se prolifera muito rápido e agora estamos capacitados para poder ajudar no combate. Foi muito interessante ter acesso ao funcionamento dos equipamentos, as quantidades de inseticida usados para cada situação, os cuidados que devemos ter e a forma de aplicação, tudo para auxiliar a nossa comunidade na luta contra o mosquito”, finaliza.




Ascom

Inicia a programação da Feira do Livro em São Miguel do Oeste Anterior

Inicia a programação da Feira do Livro em São Miguel do Oeste

Governo do Estado inicia segunda etapa da Operação Limpa Pátios do Detran/SC Próximo

Governo do Estado inicia segunda etapa da Operação Limpa Pátios do Detran/SC

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso