CLIMA

Estiagem: Chuvas abaixo da média preocupam na região

  • Arquivo Folha do Oeste -

De acordo com as previsões, o mês de agosto ainda deve ser marcado por duas ondas de frio, não tão intensos como os registrados até o momento. Porém, o que de fato tem preocupado na região não é nem a ocorrência de baixas temperaturas, mas as previsões de chuvas abaixo da média, como já tem sido observado nos últimos meses. De acordo com o gerente regional da Epagri, Sidinei Simon, essa é a maior preocupação, pois existe uma expectativa de acontecer o que é chamado de seca verde, onde as plantas ficam verdes, mas falta água no subsolo, que foi o que aconteceu bastante no ano passado, e que pode acontecer novamente neste ano.

O gerente explica que esta situação ocorre porque as águas do Pacífico estão um pouco mais frias do que o normal, e isso traz como consequência um ano mais seco, infelizmente. "Esta seria uma época para repor os lençóis freáticos, porém, não tem ocorrido chuvas em quantidade suficiente", aponta. Com relação a este cenário, a Epagri tem orientado os agricultores, que tiverem condições, para que já façam reservas de água, e proteção de suas nascentes, e suas fontes. "Inclusive temos disponibilizado bastante recursos (da Secretaria de Agricultura através da Epagri), com juros subsidiados para os agricultores, no sentido de que possam amenizar os prejuízos futuros", adianta.

Simon ainda destaca que a Epagri também tem feito uma parceria forte com as prefeituras para que elas indiquem os agricultores que necessitaram do transporte de água na safra passada, para que a Epagri possa entrar em contato e oferecer para esses agricultores as soluções que podem ser adotadas neste momento.

"Existem recursos ofertados aos agricultores com subsídios de até 75% sobre o capital, mais a subvenção dos juros, para tentar resolver esse problema. Dependendo da categoria do agricultor são várias possibilidades dentro do programa que o Governo do Estado lançou de resiliência hídrica, que vai desde a subvenção dos juros, até a subvenção do capital, para que seja possível minimizar os efeitos da estiagem", explica o gerente.

A região ainda vive uma situação de estiagem, conforme o profissional. No entanto, neste período não se percebe muito a estiagem, porque as perdas de água são pequenas e as principais culturas não estão implantadas no solo. "No momento, as perdas são pequenas, mas quando fizemos o monitoramento, através das estações, percebemos que o volume de chuva tem sido bem baixo. Até mesmo a chuva prevista antes do período frio foi pequena", revela.

Com base nos alertas de um ano seco, mais uma vez, a orientação é para que que os agricultores não esperem a situação ficar mais crítica, que procurem o quanto antes este auxílio e orientação da equipe da Epagri, que está disponível para ajudar o produtor. "As vezes nem é necessário recurso financeiro, as vezes uma prática e uma orientação já é suficiente", afirma o gerente regional da Epagri.


Santa Helena adquire tanque para transporte de água Anterior

Santa Helena adquire tanque para transporte de água

Alerta vermelho para mudanças climáticas Próximo

Alerta vermelho para mudanças climáticas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso