Câmara aprova propostas sobre escolha dos diretores das escolas municipais |
A necessidade da construção de uma nova ala foi apresentada ao secretário Adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Fagundes, e ao presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), Mauro de Nadal, nesta sexta-feira, dia 3, durante uma visita ao Hospital.
Neste primeiro momento, o Instituto Santé, entidade que administra o HRTG (Hospital Regional Terezinha Gaio Basso), buscou demonstrar a necessidade de ampliação da estrutura hospitalar existente, assim como expor os locais possíveis de ampliação. A nova estrutura deve permitir que o Hospital se torne referência em alta complexidade em ortopedia e neurologia.
O diretor do Hospital Regional, Rodrigo Lopes, destaca que o projeto é um desejo antigo de toda a região. "Essa ampliação é bastante importante para toda a região, diante da demanda existente o HRTGB já se tornou pequeno. Há algum tempo iniciamos as tratativas com o estado. E agora, vamos nos debruçar pra fazer o projeto acontecer", revela.
Por enquanto, ainda não se sabe quanto a obra vai custar. A previsão é que o novo prédio tenha em torno de três mil metros quadrados. "Já somos referência em oncologia. Em três anos realizamos mais de 20 mil consultas e quase duas mil cirurgias em pacientes com câncer. E a demanda em ortopedia e neurologia não para de crescer. Essa ampliação seria para contemplar estas especialidades e também mais 10 leitos de UTI", destaca o diretor do Hospital Regional, Rodrigo Lopes.
O secretário adjunto Alexandre Fagundes diz que o Estado esta trabalhando a ampliação. "Estamos estudando com as áreas técnicas, entendendo a necessidade. A demanda ela realmente existe, então eu acredito que a gente tem um cenário bastante positivo pra que essa proposta saia do papel e se concretize em ações e serviços de saúde", cita.
Governo quer qualificar atendimento
Alexandre Fagundes reconhece que a ortopedia é uma área que tem uma demanda grande, não só no Oeste, mas em todo o estado. "Com essa ampliação nós iremos qualificar melhor a rede, ampliando ela com o objetivo único de trazer mais acesso, mais serviço e encurtar o tempo de espera dos procedimentos cirúrgicos. Trazendo bem estar e qualidade de vida para o cidadão catarinense", finaliza o secretário.
Presidente da Alesc promete empenho na busca de recursos
Para o presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal, o fato de a ampliação acontecer no terreno do próprio hospital facilitará o processo. "Isso vai diminuir bastante os custos para o Governo do Estado. Nós queremos, com a Bancada do Oeste, fazer esta parceira e fazermos essa ampliação. Essas melhorias que o Hospital precisa", destaca o presidente da Alesc. "Nesse primeiro momento a administração do Hospital vai fazer o projeto e depois disso vamos ter a estimativa de custos. E a partir daí a gente passa a reunir a Bancada do Oeste pra iniciar a movimentação política frente aquilo que vai ser orçado através do projeto que será elaborado pelo Hospital Regional", afirma o deputado.
Ascom HRTGB
Deixe seu comentário