Em busca da desburocratização

Jucesc e Governo irão lançar o projeto Regim que pretende amenizar a burocracia no momento de abrir e fechar uma empresa

Para abrir uma empresa no Brasil o futuro empresário se depara logo de início com um desafio: a burocracia. De acordo com dados do Banco Mundial para abrir uma empresa é necessário passar por 15 procedimentos. Isso acaba fazendo com que o processo leve 152 dias. Se para nascer a empresa demora todo esse tempo para fechar o tempo é ainda maior. São 10 anos de espera.

Devido a essa realidade, a Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina) e o Governo do Estado estão realizando o projeto Regim, que visa desburocratizar esse processo. O projeto ainda não foi lançado oficialmente, mas está disponível para teste via Internet.

Ele irá modernizar os serviços que já eram oferecidos pela Junta. Com o Regim é possível realizar via Internet serviços como a emissão de certidão simplificada, pesquisa de nome empresarial, certidão de inteiro teor e registro de empresa. De acordo com a Jucesc, esses serviços serão integrados à Secretaria da Fazenda, Receita Federal e prefeituras. Com isso, a instituição promete que haverá mais agilidade, segurança e comodidade aos empresários de Santa Catarina.

NOVIDADES

Entre elas destaca-se a possibilidade de impressão do boleto bancário para o pagamento dos requerimentos solicitados através da Internet em Serviços On-Line (Certidão Simplificada, Pesquisa de Nome e Pesquisa de Nire). O pagamento poderá ser efetuado em outros bancos e não apenas no Besc.

A Junta pretende até o final da implantação do projeto reduzir o tempo de abertura de uma empresa para uma hora. Além disso, o projeto integrado terá a parceria de prefeituras, Conselhos, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Facisc (Federação das Associações Comerciais e Industriais da Santa Catarina) e outras entidades.

O projeto ainda não foi lançado oficialmente, mas está disponível para teste

Anterior

Preço do fumo será definido em Florianópolis

Próximo

Colatto propõe criação de 30 pólos de educação

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso