Casan inicia testes na Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso |
Em busca da desburocratização
Jucesc e Governo irão lançar o projeto Regim que pretende amenizar a burocracia no momento de abrir e fechar uma empresa
Para abrir uma empresa no Brasil o futuro empresário se depara logo de início com um desafio: a burocracia. De acordo com dados do Banco Mundial para abrir uma empresa é necessário passar por 15 procedimentos. Isso acaba fazendo com que o processo leve 152 dias. Se para nascer a empresa demora todo esse tempo para fechar o tempo é ainda maior. São 10 anos de espera.
Devido a essa realidade, a Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina) e o Governo do Estado estão realizando o projeto Regim, que visa desburocratizar esse processo. O projeto ainda não foi lançado oficialmente, mas está disponível para teste via Internet.
Ele irá modernizar os serviços que já eram oferecidos pela Junta. Com o Regim é possível realizar via Internet serviços como a emissão de certidão simplificada, pesquisa de nome empresarial, certidão de inteiro teor e registro de empresa. De acordo com a Jucesc, esses serviços serão integrados à Secretaria da Fazenda, Receita Federal e prefeituras. Com isso, a instituição promete que haverá mais agilidade, segurança e comodidade aos empresários de Santa Catarina.
NOVIDADES
Entre elas destaca-se a possibilidade de impressão do boleto bancário para o pagamento dos requerimentos solicitados através da Internet em Serviços On-Line (Certidão Simplificada, Pesquisa de Nome e Pesquisa de Nire). O pagamento poderá ser efetuado em outros bancos e não apenas no Besc.
A Junta pretende até o final da implantação do projeto reduzir o tempo de abertura de uma empresa para uma hora. Além disso, o projeto integrado terá a parceria de prefeituras, Conselhos, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Facisc (Federação das Associações Comerciais e Industriais da Santa Catarina) e outras entidades.
O projeto ainda não foi lançado oficialmente, mas está disponível para teste
Deixe seu comentário