logo RCN
CLIMA

Defesa Civil alerta para a ocorrência de chuva e temporais

  • Divulgação Defesa Civil -

Este domingo, dia 3, começa com presença de sol e sensação de abafamento, o que favorece a elevação rápida das temperaturas, que superam os 30°C em todo estado, podendo chegar aos 34/36°C no Grande Oeste e Vale do Itajaí.  A partir do final da manhã e tarde, o avanço da frente fria a partir do Rio Grande do Sul, combinada ao calor e a um sistema de baixa pressão, favorecem a ocorrência de chuva e temporais em todas as regiões, com chuva pontualmente intensa, vendavais e granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, além de destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica. O vento sopra com intensidade moderada e rajadas entre 40 e 60 km/h.

Na segunda-feira, dia 4, o tempo permanece instável em SC, com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer momento nas áreas próximas ao RS, especialmente do Sul do estado e nas demais regiões, principalmente a partir da tarde, ainda por influência da frente fria e de uma área de baixa pressão atmosférica. De forma pontual, mais uma vez, a chuva ocorre acompanhada por temporais, o que favorece risco moderado para ocorrências associadas aos temporais. O dia inicia com temperaturas entre 16 e 20°C nos planaltos e entre 20 e 24°C nas demais regiões. À tarde as máximas oscilam em torno de 28/30°C na maioria das regiões, com exceção da serra e do Litoral Sul, em função da maior nebulosidade.

Na terça-feira, dia 5, o tempo permanece instável em grande parte do estado. No litoral, a circulação de umidade marítima favorece a persistência da condição para chuvas fracas intercaladas com breves períodos de melhoria. No Grande Oeste, por outro lado, a influência de uma área de baixa pressão favorece pancadas de chuva eventualmente acompanhadas de trovoadas e temporais isolados com fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 16°C e 19°C entre os planaltos e 19°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, marcas próximas aos 28/30°C no Oeste e Litoral Sul e entre 20°C e 25°C nas demais regiões.

Entre quarta e quinta-feira, dias 6 e 7, em virtude da aproximação de uma nova frente fria, o tempo continua instável em Santa Catarina, com a ocorrência de pancadas de chuva irregulares e temporais isolados, especialmente àqueles formados depois do aquecimento diurno.



Defesa Civil

Dia D de Combate a Dengue será na próxima quarta-feira Anterior

Dia D de Combate a Dengue será na próxima quarta-feira

Especial de Natal será na noite deste sábado em Belmonte Próximo

Especial de Natal será na noite deste sábado em Belmonte

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso