GOVERNO DO ESTADO

Daniela anuncia secretários e fala sobre pandemia

  • Murici Balbinot -

A governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, que assumiu a gestão estadual após o afastamento de Carlos Moisés da Silva, anunciou no final da tarde desta terça-feira, dia 30, novos nomes para o Executivo e apresentou seus planos para combater a pandemia. Ela confirmou a presença da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) à frente da Secretaria de Estado da Saúde.

Daniela abriu o encontro afirmando que "a pandemia é o foco principal" do governo e falou em "luta pela vida". A governadora destacou a necessidade de trazer mais vacinas para o Estado, diminuir a fila de pacientes por leitos de UTI, e prestou solidariedade aos catarinenses que perderam familiares e amigos para a Covid.

Além disso, afirmou que defende campanhas de comunicação voltadas à prevenção e à conscientização dos catarinenses e que as pessoas procurem o atendimento de saúde o mais rápido possível - ela chamou de "tratamento imediato"e evitou falar em "tratamento precoce".

Daniela mostrou que Carmen Zanotto será protagonista nas decisões à frente da pandemia e defendeu que a parlamentar tem experiência e "está bem inteirada" das ações no Estado e no país. Sobre a autonomia das decisões, desconversou sobre palavra final, mas afirmou que já conversou com a deputada para alinhar as medidas principais e que um dos focos será "diminuir o sofrimento das pessoas".

Ainda sobre a pandemia, defendeu o funcionamento das atividades econômicas e descartou eventual fechamento. "A minha propensão é que medidas restritivas [sejam adotadas] sim, proibitivas não", afirmou. Segundo ela, se as regras - máscara, distanciamento e higiene - forem mantidos, não será necessário fechar atividades. Ela ainda sinalizou que as regras do atual decreto são positivas e que não fará mudanças bruscas.

A governadora afirmou também que busca manter a estabilidade política e econômica em Santa Catarina e isso seria um dos motivos para a permanência de alguns secretários (veja abaixo). Elogiou o trabalho de parte da equipe de Moisés e defendeu que quem está com o "time trabalhando bem" será mantido. Inclusive elogiou algumas medidas adotadas pelo ex-secretário de Saúde, André Motta Ribeiro. Mas não descartou mudanças futuras no secretariado. Prometeu ainda apoiar as Medidas Provisórias que foram enviadas para a Assembleia Legislativa de SC pelo governador afastado.


Secretariado

Daniela confirmou a continuidade dos secretários Luiz Fernando Vampiro (Educação), Altair Silva (Agricultura e Desenvolvimento Rural), e Paulo Eli (Fazenda). E anunciou novos nomes. São eles:

Secretária de Estado da Saúde: Deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania)

Secretaria de Estado da Casa Civil: Gerson Schwerdt

Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade: Leodegar Tiscoski

Secretaria-Executiva de Comunicação: Miguel Bortolini

Procuradoria-Geral do Estado: Luiz Dagoberto Brião

Casa Militar: Tenente Coronel PM Alessandro Marques


Hospital Regional registra novas altas hospitalares Anterior

Hospital Regional registra novas altas hospitalares

Dezesseis novos casos são confirmados em SMOeste Próximo

Dezesseis novos casos são confirmados em SMOeste

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso