TEMPORAL

Confirmada a ocorrência de uma microexplosão em Descanso

Confirmada a ocorrência de uma microexplosão em Descanso
Divulgação Defesa Civil

No decorrer da tarde deste domingo, dia 22, o processo de formação e avanço de uma frente fria no sul do Brasil favoreceu o desenvolvimento de temporais com raios, rajadas de vento e chuva intensa em grande parte do estado, especialmente no Oeste catarinense.

Por volta das 21h30, as tempestades se organizaram de maneira alinhada no Extremo Oeste e no Oeste catarinense, provocando danos associados a fortes rajadas de vento em algumas cidades da região, entre elas o município de Descanso.

O produto de velocidade radial do vento estima a velocidade do vento provocada pela tempestade que, em seu momento mais intenso, ultrapassou os 80 km/h. O produto que estima a intensidade de precipitação horária indicou, no avanço da tempestade, a ocorrência de precipitação intensa, o que está comumente associado ao avanço destes fenômenos.

Analisando também os danos gerados pela instabilidade, o sistema pode ser classificado como Microexplosão. Esse tipo de sistema é caracterizado por uma intensa corrente de ar descendente que atinge o solo de forma localizada, provocando fortes rajadas de vento que podem superar facilmente os 100 km/h.



Defesa Civil

Dnit alerta para interdição total da BR-163/SC nesta terça Anterior

Dnit alerta para interdição total da BR-163/SC nesta terça

PMSC inicia Operação Integrada nas Divisas do Sul Próximo

PMSC inicia Operação Integrada nas Divisas do Sul

Deixe seu comentário