SÃO MIGUEL DO OESTE

Comunicado do IBGE em residências tem gerado dúvidas aos moradores

  • Folha do Oeste -

Moradores de São Miguel do Oeste tem demonstrado desconfiança sobre a visita dos recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para coleta de dados do Censo Demográfico 2022. Conforme apuração do Folha do Oeste, moradores que não são encontrados em suas residências recebem um comunicado para que retornem o contato a fim de agendar horário flexível e responder os questionários.

O Folha do Oeste recebeu diversas mensagens de leitores, solicitando orientações sobre a veracidade do documento deixado nas casas pelos recenseadores. A dúvida se dá por diversas tentativas de golpe registradas em todo o Brasil envolvendo os trabalhadores do IBGE que realizam a coleta de dados nas cidades.

De acordo com o coordenador de área do IBGE no Extremo-Oeste, Cláudio Radtke Júnior, para garantir segurança, a população pode utilizar diferentes recursos disponíveis para verificar a identidade desses trabalhadores.

Uma das principais ferramentas aliadas nesse processo é QR Code. O código deve estar visível no crachá no lado direito do colete dos trabalhadores. Outra alternativa é ligar para o telefone 0800 721 8181 ou, ainda, acessar o site www.respondendo.ibge.gov.br.

Outra situação que coloca em xeque o trabalho de coleta de dados é a recusa de alguns moradores em responder o questionário. Entre os motivos citados pela recusa, estão o receio de contágio por covid, desconfiança e cenário político. Novas tentativas serão feitas para coletar as informações. O coordenador de área também fará a visita ao local e como última opção o preenchimento pela internet, a partir de chave de segurança fornecida pelo recenseador.

Como é o questionário?

O questionário básico tem 26 questões e o seu preenchimento dura, em média, de 5 a 7 minutos. Nele constam perguntas sobre o número de moradores, as características do domicílio, registro civil, grau de instrução, rendimento, entre outras.

Já o questionário ampliado tem 77 questões e o seu preenchimento dura de 25 a 30 minutos. Nessa pesquisa estão incluídas as perguntas do questionário básico, além de dados sobre nupcialidade, características do arranjo familiar, fecundidade, religião, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, educação, deslocamento, trabalho e rendimento, entre outras.

MPSC requer reintegração de posse de imóvel para casal de idosos Anterior

MPSC requer reintegração de posse de imóvel para casal de idosos

Sicoob São Miguel é parceiro de empreendimento Próximo

Sicoob São Miguel é parceiro de empreendimento

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso