SANTA CATARINA

Cirurgias de média e alta complexidade permanecem suspensas

  • Mauricio Vieira/Secom -

Antes da exoneração oficial, o ex-secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, assinou três portarias que prorrogam a suspensão de cirurgias de média e alta complexidade, consultas e exames eletivos em Santa Catarina até 15 de abril.

A medida prevê que as unidades hospitalares estaduais, administradas por Organizações Sociais, contratualizadas sob gestão estadual ou municipal - como hospitais filantrópicos, por exemplo - suspendam realização de cirurgias eletivas de média e alta complexidade, consultas e exames eletivos. A realização dos procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade de urgência e emergência permanece autorizada normalmente.

Em unidades privadas, a regra é mais branda. Ficam suspensas apenas as cirurgias eletivas de média e alta complexidade - especialmente aqueles que são realizadas sob anestesia geral ou demandem uso de anestésico ou sedativo. Procedimentos cirúrgicos de urgência ou 'tempo sensíveis' permanecem autorizados.

O objetivo da medida é evitar a ocupação de leitos de UTI por pacientes que realizaram cirurgias e poupar estoques de sedativos.


PMA realiza doação de pinhão apreendido Anterior

PMA realiza doação de pinhão apreendido

SMOeste confirma 18 casos do novo Coronavírus Próximo

SMOeste confirma 18 casos do novo Coronavírus

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso