Projeto conta com apoio da Unimed
O projeto Cidadania e Flora, desenvolvido pela Unimed Extremo Oeste catarinense, foi exposto na quarta-feira, dia 29, no Seminário Gestão Prisional, Segurança Pública e Cidadania, realizado em Joinville. O evento que contou com palestras e debates, entre os secretários de Segurança Pública de Santa Catarina, São Paulo e Ministério Público de Minas Gerais, discutiu formas para conter a violência, políticas públicas de prevenção à criminalidade, emancipação do encarcerado e inclusão do egresso ao meio social.
O projeto Cidadania e Flora, foi classificado como uma importante ação de valorização à cidadania e ao meio ambiente pelos organizadores do evento. A experiência foi mostrada através da Federação da Unimed e recebeu elogios dos participantes.
Obirajara Calazans, gerente da agência da Unimed em São Miguel do Oeste, lembra que o Cidadania e Flora têm conseguido bons resultados no tratamento de dois problemas polêmicos e preocupantes para a sociedade: a reintegração de apenados à comunidade e a proteção ao meio ambiente.
Calazans explica que o programa é desenvolvido em parceria pela Unimed, Polícia Civil e Militar, Ministério Público e sociedade civil, através de ONGs. Um exemplo são os encarcerados da Cadeia Pública de Mondai/SC que contam com a possibilidade de reduzir suas penas pelo trabalho de produção de mudas de essências nativas, distribuídas em toda a região para a recomposição de matas ciliares e outros projetos de recuperação ambiental.Esse município entrega cerca de 10 mil mudas por ano.
Deixe seu comentário