OPERAÇÃO PANTANAL

CBMSC recepciona equipe e apresenta balanço da primeira etapa da operação

  • Leo Munhoz / Secom -

Após 15 dias dedicados ao combate às queimadas no Pantanal sul-mato-grossense, a equipe do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) retornou ao estado nesta sexta-feira, dia 13. Os 20 combatentes foram deslocados ao Mato Grosso do Sul a pedido do governador Jorginho Mello, em um ato de apoio ao Governo do MS. O envio de uma nova equipe para dar continuidade aos trabalhos já foi autorizado.

Segundo a Unesco, o Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, sendo um bioma que abriga 3,5 mil espécies de plantas, 325 espécies de peixes, 53 de anfíbios, 98 de répteis, 656 de aves e 159 mamíferos. Este ano, a região enfrenta a pior estiagem dos últimos 75 anos, o que tem favorecido os incêndios florestais.

Com temperaturas que ultrapassam os 40ºC, baixa umidade e fortes rajadas de vento, os bombeiros catarinenses atuaram no combate às chamas em mais de 70 mil hectares, em três municípios do MS. Segundo o tenente-coronel do CBMSC Zevir, Aníbal Cipriano Júnior, coordenador técnico da Operação Pantanal, o trabalho dos bombeiros catarinenses tem sido essencial para conter o avanço das chamas e proteger as áreas de conservação do bioma Pantanal e as comunidades locais.

“Temos equipes extremamente experientes no combate aos incêndios florestais, e com esse conhecimento foi possível aplicar técnicas avançadas de contrafogo para proteger áreas que ainda não haviam sido tomadas pelas chamas. Para esta primeira equipe, foi uma experiência muito importante, mas quem mais saiu ganhando foi o meio ambiente com o trabalho bem feito pelos bombeiros militares do estado de Santa Catarina”, destacou o coronel.



Ascom CBMSC

Casan celebra Dia da Árvore em escolas da Região Oeste Anterior

Casan celebra Dia da Árvore em escolas da Região Oeste

Reunião do GT de Ferrovias discute a elaboração da Lei Estadual Próximo

Reunião do GT de Ferrovias discute a elaboração da Lei Estadual

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso