SÃO MIGUEL DO OESTE

Câmara presta homenagem a Cely Gayardo

  • Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores -

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade uma moção de aplauso durante a sessão desta quinta-feira, dia 7. A homenagem, de autoria de Maria Tereza Capra (PT) parabeniza Araci Gayardo, a Cely, pela trajetória vitoriosa e exemplar no futsal feminino.

Araceli Gayardo, mais conhecida como Cely, é filha de Gilberto e Ilena Gayardo, irmã de Adriana e Jéssica, nascida em São Miguel do Oeste em 1988. Cely residiu até os oito anos de idade na Linha Pérola. Em 1996 sua família decidiu mudar-se para a cidade de São Miguel, onde Cely começou a frequentar a escolinha de futebol e futsal junto com os meninos.

Aos 12 anos, saiu de casa para morar em Porto Alegre, onde fez parte das escolinhas de futebol feminino do Grêmio. Com 13 anos, retornou por mais um ano em São Miguel do Oeste, jogando torneios de futsal entre os meninos e com a equipe de futsal feminino, além de já ter convites para representar as equipes da região, como de Campo Erê e Quilombo.

Aos 14 anos de idade, recebeu o convite para integrar a renomada equipe de futsal feminino de Chapecó, a Female. Então, no ano de 2003, saiu novamente de casa e até hoje vem seguindo seus sonhos mundo afora.

No Brasil, jogou sete anos na equipe da Female e dois anos da equipe do Kindermann de Caçador, colecionando cinco títulos da Liga Nacional de Futsal, quatro taças Brasil, duas taças Brasil sub-20, um Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-20, três Jogos Abertos Brasileiros e dois Jogos Universitários Brasileiros, além de um título Estadual Sub-17, dois Estaduais Sub-20 e seis Estaduais Adulto e uma Olesc, três Joguinhos abertos e cinco Jasc.

No ano de 2011 recebeu a convocação para a seleção brasileira de futsal, com a qual sagrou-se campeã sul-americana e campeã mundial defendendo as cores do nosso país.

No ano de 2012, mudou-se para o futsal europeu, onde ficou oito anos no futsal italiano e dois anos no futsal espanhol, sagrando-se campeã por três vezes da Liga Italiana, três títulos da Copa Itália e três títulos da Supercopa Italiana. Na Espanha, foi campeã da Liga Espanhola, da Supercopa e duas vezes da Copa.

No ano de 2021 se aposentou das quadras, por conta das lesões que teve no joelho decorrentes da carreira. Nessa temporada foi auxiliar técnica da equipe do Burela, na Espanha, considerada nos últimos dois anos como a melhor equipe de futsal feminino do mundo, e conseguiu seus primeiros títulos na comissão técnica: Campeã da Supercopa da Espanha e do Europeu de clubes.

Na próxima temporada vai ser treinadora da equipe de futsal feminino sub-19 e auxiliar técnica na equipe adulta do TikiTaka, da Itália.

"Diante desta história de luta e conquistas, parabenizamos a você, Cely, pela sua garra e dedicação, por nos mostrar que é possível uma menina de São Miguel do Oeste, apaixonada pelo esporte, colecionar tantas vitórias", destaca a vereadora Maria Tereza Capra, que ainda finaliza: "Agradecemos a Cely Gayardo por compartilhar conosco a sua história, que certamente serve como exemplo para muitas meninas que sonham em se tornarem grandes jogadoras, levando assim como você o nome da nossa cidade para todo o mundo. Sua história, trajetória e exemplo são dignos de aplausos".

Em sua manifestação, Cely Gayardo lamentou que nunca pôde representar uma equipe de São Miguel do Oeste. Destacou que quando começou não havia time feminino e teve que treinar com os meninos. Disse que faz 20 anos que saiu de São Miguel para ir atrás de um sonho. Ela agradeceu a homenagem e disse palavras de incentivo às atletas em início de carreira, para que nunca desistam.



Câmara de Vereadores

Final da disputa do Veterano será no domingo Anterior

Final da disputa do Veterano será no domingo

Solenidade marca formalização do 36º BPM Próximo

Solenidade marca formalização do 36º BPM

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso