Educação realiza simulados nas 1.038 escolas estaduais para avaliar aprendizagem |
Alerta com relação aos boletos bancários
Uma nova forma de golpe com boletos bancários vem sendo aplicado em Santa Catarina. Pela internet, o criminoso oferece desconto de 50% no pagamento e rouba dados pessoais. Por e-mail, um internauta oferece serviço de pagamento de boletos bancários com descontos de até 50% no valor devido. Para contratá-lo, é preciso apenas enviar pelo computador arquivo com as ordens bancárias. Não faça isso. É mais um golpe pela internet.
Os bandidos, na verdade, buscam dados dos clientes e boletos para falsificar documentos originais. Os golpistas utilizam as informações recolhidas para abrir conta bancária, crédito em loja e comprovantes de endereço. Os dados servem ainda para falsificar até mesmo atestados médicos, diplomas, certidões de nascimento e selos de autenticação de cartórios.
No Procon de Florianópolis, a principal queixa em relação a crimes virtuais é a da não entrega de produtos adquiridos. Há reclamações de clientes que chegaram a pagar duas prestações do produto sem recebê-lo. Dentro de dois meses, Santa Catarina terá uma delegacia especializada contra crimes cibernéticos. A promessa é do delegado geral da Polícia Civil, Ademir Serafim. Será na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis.
O delegado Antissequestro, Renato Hendges, diz que a estrutura é fundamental no combate a ações de criminosos em saques bancários, pagamentos de multas, ameaças, sequestros e também pedofilia. Segundo ele, a Deic conta com policiais com conhecimentos técnicos em informática, o que facilitará na formação da delegacia.
Mais sobre:
Deixe seu comentário