Administração Municipal anuncia edital para contratação de estagiários |
São Miguel do Oeste recebe a primeira etapa do 24º Ciclo de Estudos do TCE/SC
-
Fotos Folha do Oeste -
Nesta terça-feira, dia 9, iniciou a 24ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. Este é o maior evento realizado pelo TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina), na capacitação e orientação de servidores e gestores municipais.
A primeira das 12 etapas previstas ocorreu em São Miguel do Oeste, nesta terça. Na quarta-feira, dia 10, a etapa será em Maravilha e na quinta-feira, dia 11, em Chapecó. Dias 16, 17 e 18 de julho, o evento será em Criciúma, Capivari de Baixo e Itajaí, respectivamente. As etapas de Videira, Lages e Ascurra estão marcadas para os dias 23, 24 e 25.
A última semana do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal vai começar por Mafra no dia 30 e depois em Jaraguá do Sul, no dia 31 de julho. A etapa de encerramento está marcada para o dia 1º de agosto, em Florianópolis.
“Hoje o Tribunal de Contas de Santa Catarina é o tribunal da governança pública. O que significa que nós não atuamos apenas de forma punitiva e fiscalizatória — que é um dos nossos deveres constitucionais —, mas procuramos atuar de forma preventiva e concomitante”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, na abertura da primeira etapa do 24º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, realizada no Centro Cultural da Unoesc.
Nas atividades do período da manhã, no auditório, as apresentações ocorreram sob responsabilidade da Diretoria de Licitações e Contratações e trouxeram informações sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. No período da tarde, entre os temas abordados estavam: a gestão integrada de resíduos sólidos; a gestão de créditos fiscais; sistema remuneratório e processo administrativo disciplinar; funcionalidades, ratificação de remessas e regras do e-Sfinge on-line; auditorias operacionais sobre Defesa Civil, desastres naturais e saúde mental e violência nas escolas; auditoria financeira e emendas parlamentares; processamento de denúncias e estrutura básica de uma corregedoria.
A organização é do Icon (Instituto de Contas), unidade responsável pela política de educação corporativa do TCE/SC, em parceria com as Associações de Municípios de Santa Catarina e apoio da Fecam (Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina) e da Uvesc (União dos Vereadores de Santa Catarina).
Deixe seu comentário