O nome do Robert Francis Prevost, de 69 anos e nascido em Chicago, foi anunciado nesta quinta-feira, dia 8, pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice. Uma grande massa de fiéis, presente na praça do Vaticano, saudou efusivamente o novo chefe da Igreja Católica.
Ele liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco, além de responder se seguirá a agenda reformista de seu antecessor.
Americano e próximo do papa Francisco
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost é considerado próximo a Francisco, que o promoveu a cardeal, e já deu indicações de continuidade.
O novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti.
O tradicional anúncio de "habemus papam" ocorreu pouco mais após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina— nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, os anúncios demoraram entre 1h e 2h após o sinal.
Saiba mais sobreo novo papa
Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80.
Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.
Visão internacional e papel estratégico
Prevost ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo. Essa experiência é vista como um ponto forte para sua indicação ao papado, demonstrando sua capacidade de liderança e compreensão global da instituição.
RCN Notícias
Deixe seu comentário