Dnit alerta para interdições da BR-163/SC a partir de segunda-feira |
Atenção comunidade, neste sábado, dia 10, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Por esta razão, todos os municípios estarão promovendo ações especiais de vacinação, com atendimento à população em horário especial.
A campanha nacional, iniciada no 7 de abril, foi voltada até esta sexta-feira, dia 9, para os grupos prioritários. Porém, a partir deste sábado, a vacina contra a gripe será disponibilizada para toda a população acima de seis meses de idade. Com isso, toda a comunidade pode aproveitar este sábado para receber a imunização.
De acordo com a enfermeira vacinadora da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, Jéssica Ludwig, em São Miguel do Oeste a vacinação neste Dia D acontecerá na Sala Central de Vacinas, das 8h às 17h, e nas Unidades de Saúde dos bairros, das 8h às 12h. Segundo a enfermeira, o atendimento à comunidade na manhã deste sábado acontecerá em todas as unidades dos bairros. Já a partir de segunda-feira, dia 12, a vacinação contra a gripe será apenas na Sala Central de Vacinas, das 7h às 19h, inclusive com atendimento ao meio dia.
Jéssica ainda ressalta que ao procurar atendimento nas salas de vacinas, a comunidade deve apresentar preferencialmente o Cartão SUS, ou um documento pessoal, e a Caderneta de Vacinação.
A liberação da vacinação para toda a população, com idade acima dos seis meses, ocorre como forma de prevenção, devido ao aumento dos casos de infecções respiratórias e influenza no estado. Esta é, portanto, uma oportunidade de prevenção para toda a comunidade. Conforme a enfermeira, a vacina ofertada nesta campanha previne contra os três tipos mais graves: H1N1, H3N2, e Influenza B.
GRUPOS
De 7 de abril a 9 de maio, a campanha foi voltada aos grupos prioritários, formados por: Crianças de seis meses a menores de 12 anos; Idosos com 60 anos ou mais; Gestantes e puérperas; Povos indígenas e quilombolas; Pessoas em situação de rua; Trabalhadores da saúde; Professores do ensino básico e superior; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das forças armadas; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário; Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; e População privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
Em São Miguel do Oeste, a enfermeira Jéssica Ludwig, destaca que até a quinta-feira, dia 8, foi vacinado cerca de 30% do público alvo da campanha, com destaque para a imunização de um grande número de idosos. Já a vacinação das crianças ainda é considerada baixa.
DESCANSO
No Dia D, a Unidade de Saúde Central e a Unidade de Saúde do Distrito de Itajubá receberão toda população para a vacinação, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A campanha contra a gripe tem como objetivo reduzir a incidência de casos graves e mortes relacionadas à influenza, especialmente em grupos vulneráveis. Já a vacinação contra o tétano é fundamental para prevenir essa doença grave, que pode ocorrer após ferimentos e infecções, e que ainda representa risco de complicações sérias em áreas com baixa cobertura vacinal.
A decisão busca aumentar a imunização coletiva, reforçando a importância da prevenção e contribuindo para o controle de surtos dessas doenças. “Todas as pessoas que procurarem as Unidades Básicas de Saúde para a vacinação deverão estar portando o Cartão do SUS, a Caderneta de Vacinação e, caso necessário, um documento comprobatório de doenças crônicas”, destaca a secretária da Saúde, Alessandra Tumelero.
GUARACIABA
De acordo com a responsável pela Sala de Vacinas de Guaraciaba, Nilce da Silva, a vacinação neste Dia D será na Sala de Vacinas junto ao Posto de Saúde Central, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. É necessário também que os interessados em receber a vacina estejam munidos de um documento com foto e a Caderneta de Vacinação. No município, até o momento já foram aplicadas cerca de duas mil doses da vacina contra a gripe.
A vacinação durante esta semana ocorre também na Sala de Vacinas do Posto de Saúde Central, nos horários das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.
SAIBA MAIS
A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para aplicar a dose da vacina neste Dia D. “Somos o segundo estado da federação com a maior cobertura vacinal com a gripe, ultrapassando os 20%, e precisamos seguir em frente. Neste Dia D, o objetivo é aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários. As crianças, as gestantes e os idosos são os mais vulneráveis e precisam se proteger para evitar o agravamento da doença. Além disso, com a ampliação da vacinação também queremos imunizar o máximo da população para evitar a circulação do vírus no estado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Além da vacina contra a gripe (influenza), em grande parte dos municípios, a população poderá aproveitar o Dia D para atualizar outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A Secretaria reforça a importância de levar a carteira de vacinação para conferência e registro das doses. Verifique com o seu município os locais e horários que a vacina estará sendo aplicada.
O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. Em 2025, Santa Catarina já registrou 353 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1); e 18 mortes.
Deixe seu comentário