ALESC

Plenário aprova criação de novas Promotorias no Ministério Público de SC

  • Bruno Collaço / Agência AL -

Os deputados estaduais aprovaram em Plenário, na tarde desta quarta-feira, dia 16, o projeto de lei complementar, PLC/0010/2024, que cria cargos e Promotorias de Justiça no âmbito do Ministério Público de Santa Catarina.

Na justificativa da matéria, apresentada pela instituição, a mudança visa corrigir uma disparidade numérica entre os cargos de procuradores de Justiça e o quadro de magistrados do Poder Judiciário catarinense, que chega a 57,75%.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, a disparidade é considerada uma das maiores, senão a maior da história recente, o que passou a onerar os serviços prestados pelo Ministério Público.

O representante do MP/SC salienta ainda o aumento da demanda interna. O número de processos distribuídos entre as Procuradorias de Justiça Cível e Criminal, por exemplo, era de 40.777 em 2015 e no ano passado somavam mais de 58 mil processos.

O PLC cria dez cargos de procurador de Justiça, dez cargos de assessor jurídico e 20 cargos de assistente de Procuradoria de Justiça. Também prevê a criação de dez Promotorias de Justiça de Entrância Especial, seis de Entrância Final e três de Entrância Inicial.

Além disso, cria na estrutura de Primeiro Grau do Ministério Público, cinco cargos de promotor de Justiça Substituto, 17 Promotorias de Justiça e 43 cargos de assistente de Promotoria.

A proposta aprovada segue para sanção do governador do Estado.



Agência AL

Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais isolados nesta sexta Anterior

Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais isolados nesta sexta

Saúde confirma dois casos da variante XEC do Coronavírus em Santa Catarina Próximo

Saúde confirma dois casos da variante XEC do Coronavírus em Santa Catarina

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso