AMEOSC

Fórum de Desenvolvimento Regional é instalado durante Seminário

  • Folha do Oeste -

A Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) promoveu nesta sexta-feira, dia 14, o Seminário de Desenvolvimento Regional Sustentável. A programação que aconteceu na Unoesc reuniu lideranças de diversas entidades dos municípios de abrangência da Associação, além de especialistas e profissionais de diferentes áreas para discutir estratégias e soluções inovadoras para o desenvolvimento da região.
Durante o seminário foi apresentado o Projeto de Constituição do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável. Além disso, foi promovida uma palestra com Anacleto Ortigara, professor, empresário, diretor do Sebrae/SC, e presidente da Abase (Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais), que abordou vertentes sobre o desenvolvimento regional, e criadas Câmaras Setoriais.
O evento desta semana foi marcado pela instalação do Fórum de Desenvolvimento Regional, e através de 10 Câmaras Setoriais foi iniciado o debate das prioridades da região para os próximos anos, na Infraestrutura, Saúde, Educação, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Cultura, Lazer, Questões Energéticas, entre outras áreas.
Além da instalação do Fórum, foi ressaltado como vai funcionar e a importância desse instrumento para o desenvolvimento da região. De acordo com o presidente da Ameosc, prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, nesta sexta-feira iniciaram os debates que terão sequência nos próximos meses. As prioridades começaram a ser levantadas nos 10 grupos formados pelos participantes, e em 30 dias haverá um novo encontro e sequência das atividades dos grupos formados por representantes de entidades, membros do Fórum.
Conforme Trevisan, as Câmaras Setoriais terão que debater e aperfeiçoar os pontos levantados no encontro desta semana. A discussão foi iniciada nesta sexta-feira, será aperfeiçoada durante o ano, e elaborado um documento no fim do ano. Nesta iniciativa serão definidas as prioridades regionais e a ideia é em janeiro levar esse documento ao governador do Estado, a Bancada do Oeste, a Bancada dos Deputados Federais de SC em Brasília, para que os recursos sejam destinados para as prioridades levantadas pela região. Esse documento será a voz da região, fruto de um debate conjunto, envolvendo lideranças dos municípios. “A Ameosc, felizmente, vive um momento muito positivo e propositivo. A Ameosc hoje está unida em torno dos objetivos da região”, reforça.
O prefeito de Guarujá do Sul e representante da Fecam, Claudio Weschenfelder, ressaltou durante o encontro que dentre as 21 associações que compõem a Fecam, a Ameosc é diferenciada. “A nossa Associação tem dado belos exemplos, do ponto de vista da capacidade de agregação, de aglutinação, e a grande capilaridade e representatividade institucional”, declarou. Conforme ele, consolidar este ciclo, este final de mandato que se encerra em 31 de dezembro, constituindo o Fórum de Desenvolvimento Regional, envolvendo tantas entidades, tantas forças da sociedade regional, prova que a associação tem um protagonismo importante e ela é um instrumento fundamental para o desenvolvimento da região.

Observatório Regional
No encontro ainda foi apresentado o Observatório Regional, outro instrumento, que em conjunto com o Fórum vai dar argumentos para o que será discutido pelas Câmaras. Vai ser um banco de dados regional e servirá como base para as reivindicações e planejamento de investimentos.

Saiba mais
No início da programação desta sexta-feira também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica e Financeira, entre Sebrae e Ameosc, na área de turismo, no valor de R$ 350 mil.

Definidos os classificados para a etapa Estadual dos Joguinhos Abertos Anterior

Definidos os classificados para a etapa Estadual dos Joguinhos Abertos

Programação do Arraiá de São Migué será neste sábado Próximo

Programação do Arraiá de São Migué será neste sábado

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso