SEPEI

Evento do IFSC reúne estudantes e pesquisadores de SC

  • Fotos Folha do Oeste -

Estudantes e pesquisadores de diferentes locais de Santa Catarina estiveram nesta semana em São Miguel do Oeste. Isso porque de 20 a 22 de agosto, foi realizada no município a 10ª edição do Sepei (Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação). Trata-se do principal evento do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), e neste ano reuniu mais de 1 mil participantes.

O evento é realizado anualmente de forma itinerante nos campus do IFSC, e em 2024 a programação esteve concentrada no campus do IFSC de São Miguel do Oeste, localizado no bairro São Luiz. O evento contou com ampla programação, como a Competição de Drones, Torneio de Robótica, Festival de Bandas, Feira de Inovação, Feira de Artesanato e Economia Solidária, exposição artística e apresentação de pesquisas realizadas por pesquisadores de todo o estado, oficinas, além de visitas técnicas e turísticas na cidade e região de São Miguel do Oeste.

De acordo com o diretor-geral do IFSC Campus de São Miguel do Oeste, Diego Albino Martins, esta é a primeira vez que São Miguel do Oeste sedia o evento, e segundo ele, é um orgulho poder sediar um evento tão grande e trazer pessoas do estado inteiro. “É um evento que mostra nos três dias, o que o IFSC faz o ano inteiro", destaca.

Presente na programação, o reitor do IFSC, Maurício Gariba Junior, ressaltou que a programação envolve todos os 22 campus do IFSC no estado. Segundo ele, no evento alunos e pesquisadores do Instituto mostram seus potenciais na pesquisa e na extensão, além disso, o Siepe conta com workshops, palestras, apresentações de trabalhos, e tudo isso fortalece cada vez mais o Instituto e a relação do IFSC com a comunidade.

"O nosso objetivo é cada vez mais incluir, ser uma instituição de inclusão e transformação. A gente percebe o brilho nos olhos de cada aluno que participa, que tem uma possibilidade de interação, de uma integração, e isso faz parte da formação que nós queremos para o nosso aluno", aponta.

O reitor ainda destaca o elevado nível de projetos apresentados durante o 10º Sepei. Conforme ele, o evento contou com projetos que já foram apresentados no exterior. A própria parte de robótica, drones e foguetes, participam de eventos no exterior também. "Temos a satisfação de ver esses trabalhos, de trocar ideias com esses alunos, enfim é um evento que traz muita satisfação", reforça.

Além da comunidade poder conhecer os trabalhos desenvolvidos no IFSC, há a troca de experiência e ideias entre os estudantes e pesquisadores de diferentes locais do Estado, o que para o reitor motiva os participantes. "A nossa formação não é só em sala de aula e em laboratório. Mas também em um momento como esse (durante o Sepei). Esse evento culmina todo o trabalho que é feito durante esse período, em que o aluno está em um curso técnico, graduação ou mestrado", salienta.

Maurício pontua ainda a importância do evento acontecer no campus, o que possibilita aos participantes conhecer a estrutura do campus e terem uma vivência diferente. "Cada campus tem a sua oferta regulada pelo seu entorno, pela região. São Miguel do Oeste, por exemplo, tem curso que não tem em Florianópolis, ou em Gaspar ou em Araranguá", salienta.


PROGRAMAÇÕES


A abertura do Sepei, realizada na noite de terça-feira, contou com a palestra nacional da jovem influencer ambiental Amanda Costa, já que o tema principal do evento foi “Educação, Ciência e Tecnologia para a Sustentabilidade”. Durante o Sepei 2024 também foi uma competição de drones e o Torneio de Robótica.

A música também esteve presente no evento, por meio do Festival de Bandas com a participação de bandas formadas por estudantes de diferentes unidades do IFSC. As apresentações ocorreram no Clube Comercial.

Propostas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, também foram exibidas na Feira de Inovação, que ocorreu no pavilhão principal do campus. Além disso, o Sepei contou com a Feira de Artesanato e Economia Solidária, com 24 expositores da região, comercializando produtos de artesanato e economia solidária, como queijos, geleias e pães, também flores, livros, sabão, entre outros.

Ao longo da programação também ocorreram apresentações de resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas salas de aula do campus. Trabalhos realizados pelos estudantes, técnicos-administrativos e professores do IFSC dos 22 campus existentes no estado.


TORNEIO DE ROBÓTICA

Durante o Seminário, 12 equipes de robótica do IFSC participam do Torneio de Robótica, realizado no pavilhão principal do campus São Miguel do Oeste do IFSC. De acordo com o mentor de Mecânica da equipe IFSC/FRC5800, Luis Fernando Rosset, a regra era de que o robô precisava ser de lego, totalmente autônomo, e que conseguisse resolver todas as missões dispostas na mesa de competição, no tempo de dois minutos e meio. As missões abrangiam as diferentes regiões de Santa Catarina.

A competição envolveu alunos do Ensino Médio Integrado até estudantes da segunda fase da graduação. Para Rosset, a dedicação das equipes surpreendeu. "Estamos orgulhosos com a dedicação de todos, batendo recordes que a gente não esperava que batessem, com pontuações muito altas, e a galera virando a noite produzindo e conseguindo as missões. Foi um resultado muito bom", destaca. Rosset lembra que há o apoio na robótica em todo o estado, o que torna possível expandir além do projeto do Sepei.

Após as disputas, no fim da tarde desta quinta-feira, foram entregues as premiações. Confira:


Prêmio Excelência em Engenharia: Equipe Starktech/Lages (Jonas Picinini Siqueira Lemos, Luan Alves da Silva, Rafael de Liz Dolçan e Rogério da Silva)

Prêmio Diplomacia em Competição: Equipe Scorpions/Criciúma (Luis Felipe Marques, Márcio Adams, Mateus Felizardo Pacheco Novak e Vinicius de Mattia Mendes)

Prêmio Excelência em Controle e Automação: Equipe Hurricane/São Lourenço do Oeste (Daniel Fernando Carossi, Lucas Mateus Cella, Mailson Ponciano e Wesley Dos Santos Lavandoski)

Prêmio Winner 

1º lugar: Equipe Legobots/São Miguel do Oeste (Bruno Luiz da Cunha, Evandro Luis da Cunha, Felipe Imhoff de Araujo e Gabriel Assis Brasil)

2º lugar: Equipe Cyberbuilders/Florianópolis (Carlos Henrique Radavelli, Cauã Pinho Silveira, Michael Felippe Schmitt e Sara da Silva Ramos)

3º lugar: Equipe Os Tecners/Jaraguá do Sul (Carlos Eduardo Deodoro Rodrigues, Kauana Dalsóquio Stinghen, Nelson da Silva Rocha Junior e Sara Isabelle Bruch)



IFSC em SC


O IFSC oferta cursos de qualificação, graduação, especialização, mestrado profissional, mas os cursos técnicos, principalmente os integrados, são referências. SC possui 22 campus do Instituto Federal, em diferentes regiões.

Pelo Governo Federal foi anunciado mais 100 campus no Brasil todo, com isso o Instituto Federal de Santa Catarina vai implantar um campus em Tijucas. Os cursos vão ser técnicos integrados a área de Meio Ambiente, Informática e Saúde. 

Inscrições para estágio no PAB vão até o dia 30 de agosto Anterior

Inscrições para estágio no PAB vão até o dia 30 de agosto

Dnit alerta para operações de Pare e Siga na BR-163/SC Próximo

Dnit alerta para operações de Pare e Siga na BR-163/SC

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso