Encontro promove a qualificação de vereadores eleitos e reeleitos
-
Fotos Folha do Oeste -
Com o tema 'Fui eleito vereador(a) e agora?', um ciclo de workshops de qualificação de vereadores eleitos e reeleitos está sendo realizado em diversas regiões do estado. Promovido pela Escola do Legislativo da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), a programação já envolveu centenas de participantes, e na tarde de quarta-feira, dia 27, contemplou os vereadores eleitos e reeleitos de São Miguel do Oeste e região.
O encontro promovido na última semana, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, contou com palestras sobre o papel do vereador com Priscila do Amaral, e o processo legislativo, abordado por Renata Cunha. O evento ocorreu de forma gratuita e aberto também aos suplentes, assessores e servidores das Câmaras Municipais.
Presente no encontro em São Miguel do Oeste, a diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler, destacou que o objetivo do ciclo de workshops é, principalmente, promover a formação dos novos vereadores, para que eles possam iniciar o ano com o mínimo de conhecimento sobre processo legislativo e o papel do vereador, sobre o que pode e o que não pode, o que compete ao Legislativo e ao Executivo, entre outros assuntos.
"A ideia é trazer uma informação básica para que eles possam começar o ano entendendo o seu papel e como funciona um processo legislativo, para que eles possam começar o trabalho deles com mais tranquilidade", ressalta, observando que em vários municípios ocorreu uma renovação nas câmaras, e para muitos, este será o primeiro mandato.
Marlene acrescenta que a capacitação integra o projeto Legislativo em Ação. Nesta iniciativa já foi realizada a formação dos candidatos e agora acontece a formação dos que se elegeram, através de um ciclo de workshop contemplando 10 regiões do Estado. Já no próximo ano, a Assembleia Legislativa realizará um curso de média duração, em parceria com o TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral), Ministério Público e TCE/SC (Tribunal de Contas do Estado). Conforme a diretora, o curso híbrido e gratuito, por meio do Programa Qualifica, será lançado no mês de março. Trata-se de uma formação e uma qualificação continuada dos vereadores.
Ao avaliar a participação nos encontros de qualificação, Marlene salienta que o envolvimento tem sido muito positivo. Ela enfatiza que esta é uma oportunidade gratuita para ter acesso ao conhecimento e se qualificar para poder representar melhor a população, àquelas pessoas que acreditaram e confiaram no seu trabalho. "O encontro aperfeiçoa àqueles que foram eleitos, por meio de ferramentas básicas para o bom exercício do seu mandato. Fico muito feliz porque é uma grande contribuição que a gente dá, pois nem todo mundo tem condição de pagar um curso, ter acesso a formação, e esta iniciativa é gratuita para possibilitar a formação para todos", reforça. "Fico feliz quando vejo que a gente consegue ir ao encontro das pessoas e oferecer essas ferramentas para eles fazerem o trabalho deles com mais qualidade", complementa.
ATUAÇÃO DA ESCOLA DO LEGISLATIVO
Marlene pontua ainda que a Escola do Legislativo atua em várias frentes. Começa com a formação dos estudantes, através do Vereador Mirim, do Parlamento Jovem e do Estágio Visita, envolvendo alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, para conscientizar e informar os estudantes sobre a formação cidadã, para que entendam o seu papel como cidadão.
Além da formação dos estudantes, a Escola promove a formação de candidatos e a formação dos vereadores e servidores das Câmaras. Outro projeto é a Caravana da Inclusão das Mulheres na Política. Há ainda outro núcleo da Escola do Legislativo que trabalha em parceria com as comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Mais sobre:
Deixe seu comentário