Encontro promove a qualificação de vereadores eleitos e reeleitos
-
Fotos Folha do Oeste -
Com o tema 'Fui eleito vereador(a) e agora?', um ciclo de workshops de qualificação de vereadores eleitos e reeleitos está sendo realizado em diversas regiões do estado. Promovido pela Escola do Legislativo da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), a programação já envolveu centenas de participantes, e na tarde de quarta-feira, dia 27, contemplou os vereadores eleitos e reeleitos de São Miguel do Oeste e região.
O encontro promovido na última semana, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, contou com palestras sobre o papel do vereador com Priscila do Amaral, e o processo legislativo, abordado por Renata Cunha. O evento ocorreu de forma gratuita e aberto também aos suplentes, assessores e servidores das Câmaras Municipais.
Presente no encontro em São Miguel do Oeste, a diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler, destacou que o objetivo do ciclo de workshops é, principalmente, promover a formação dos novos vereadores, para que eles possam iniciar o ano com o mínimo de conhecimento sobre processo legislativo e o papel do vereador, sobre o que pode e o que não pode, o que compete ao Legislativo e ao Executivo, entre outros assuntos.
"A ideia é trazer uma informação básica para que eles possam começar o ano entendendo o seu papel e como funciona um processo legislativo, para que eles possam começar o trabalho deles com mais tranquilidade", ressalta, observando que em vários municípios ocorreu uma renovação nas câmaras, e para muitos, este será o primeiro mandato.
Marlene acrescenta que a capacitação integra o projeto Legislativo em Ação. Nesta iniciativa já foi realizada a formação dos candidatos e agora acontece a formação dos que se elegeram, através de um ciclo de workshop contemplando 10 regiões do Estado. Já no próximo ano, a Assembleia Legislativa realizará um curso de média duração, em parceria com o TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral), Ministério Público e TCE/SC (Tribunal de Contas do Estado). Conforme a diretora, o curso híbrido e gratuito, por meio do Programa Qualifica, será lançado no mês de março. Trata-se de uma formação e uma qualificação continuada dos vereadores.
Ao avaliar a participação nos encontros de qualificação, Marlene salienta que o envolvimento tem sido muito positivo. Ela enfatiza que esta é uma oportunidade gratuita para ter acesso ao conhecimento e se qualificar para poder representar melhor a população, àquelas pessoas que acreditaram e confiaram no seu trabalho. "O encontro aperfeiçoa àqueles que foram eleitos, por meio de ferramentas básicas para o bom exercício do seu mandato. Fico muito feliz porque é uma grande contribuição que a gente dá, pois nem todo mundo tem condição de pagar um curso, ter acesso a formação, e esta iniciativa é gratuita para possibilitar a formação para todos", reforça. "Fico feliz quando vejo que a gente consegue ir ao encontro das pessoas e oferecer essas ferramentas para eles fazerem o trabalho deles com mais qualidade", complementa.
ATUAÇÃO DA ESCOLA DO LEGISLATIVO
Marlene pontua ainda que a Escola do Legislativo atua em várias frentes. Começa com a formação dos estudantes, através do Vereador Mirim, do Parlamento Jovem e do Estágio Visita, envolvendo alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, para conscientizar e informar os estudantes sobre a formação cidadã, para que entendam o seu papel como cidadão.
Além da formação dos estudantes, a Escola promove a formação de candidatos e a formação dos vereadores e servidores das Câmaras. Outro projeto é a Caravana da Inclusão das Mulheres na Política. Há ainda outro núcleo da Escola do Legislativo que trabalha em parceria com as comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Deixe seu comentário