ASSEMBLEIA

Comissão aprova projeto que prevê realização de Teste do Olhinho nas maternidades

  • Vicente Schmitt/Agência AL -

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente aprovou o projeto de lei, PL/0114/2023, que institui a realização do Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho), nas maternidades e hospitais públicos e privados de Santa Catarina, para detecção de retinoblastoma em recém-nascidos.

A iniciativa foi apresentada pelo deputado Sérgio Guimarães (União). Na justificativa da matéria, o autor explica que o retinoblastoma é o tumor intraocular mais comum da infância e foi o primeiro câncer a ser descrito como uma doença genética. Ocorre na criança pequena, sendo que dois terços dos casos são diagnosticados antes dos dois anos de idade e 95% antes dos cinco anos.

A justificativa também informa que, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o sucesso no manejo do retinoblastoma depende da capacidade de detecção da doença enquanto ainda é intraocular.

A proposta foi aprovada com emenda substitutiva global, apresentada pelo deputado José Milton Scheffer (PP), no âmbito da Comissão de Saúde. Segundo a matéria atual, o Teste do Olhinho deverá ser realizado nas primeiras 72h após o nascimento, na unidade de saúde em que o parto foi realizado.

O exame para detecção de retinoblastoma deverá ser repetido aos quatro, seis e 12 meses, nas unidades de atenção básica de saúde; e, em consulta especializada, aos dois e três anos de idade.

Em caso de diagnóstico de retinoblastoma, os pais ou responsáveis devem ser comunicados imediatamente e a criança, encaminhada para o devido tratamento.

Como o projeto foi aprovado com inclusão de emenda, retorna para a análise da Comissão de Constituição e Justiça.



Agência AL


Representantes da Acismo participam de Encontro Regional da Facisc Anterior

Representantes da Acismo participam de Encontro Regional da Facisc

Governo do Estado renova convênio de gestão de três aeroportos Próximo

Governo do Estado renova convênio de gestão de três aeroportos

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso