Bancada do Oeste e secretário da Agricultura debatem andamento de demandas da região |
O desenvolvimento econômico e social de 11 municípios do Oeste catarinense inspirou o deputado Altair Silva (PP) a propor o PL 374/2024, que cria a Rota da Pesca Artesanal e Esportiva. A matéria foi deliberada por unanimidade na manhã desta terça-feira, dia 27, na Comissão da Pesca e Aquicultura. Os municípios de Itá, Paial, Chapecó, Guatambu, Caxambu do Sul, Águas de Chapecó, São Carlos, Caibi, Mondaí, Palmitos e Itapiranga passam a integrar essa rota pesqueira e turística que, entre outros desafios, pretende incentivar e fomentar a pesca artesanal e esportiva.
O relator da matéria, deputado José Milton Scheffer (PP), emitiu parecer favorável justificando que a proposta vai fortalecer a economia da região e valorizar as famílias ribeirinhas. O projeto segue agora para a votação em Plenário.
Peixe na merenda
Outro destaque foi a matéria que propôs a obrigatoriedade da inclusão da carne de peixe e seus derivados nos cardápios do programa de alimentação escolar em Santa Catarina. O Projeto de Lei 355/2023, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), recebeu parecer favorável do relator da matéria, deputado Junior Cardoso (PRD), que concordou com a emenda substitutiva global emitida pelo deputado Fabiano da Luz (PT), em sua relatoria na Comissão de Constituição e Justiça.
Essa proposta segue agora para a análise da Comissão de Educação e Cultura. Conforme a justificativa do autor da proposta, deputado Ivan Naatz, a inclusão da carne de peixe no cardápio escolar vai representar um incremento na qualidade da dieta dos estudantes catarinenses. “E vai impulsionar o setor pesqueiro nacional, fortalecendo a cadeia produtiva da pesca artesanal e empresarial.”
Agência AL
Deixe seu comentário