Deputado Mauro De Nadal visita municípios da região de São Miguel de Oeste |
Nesta segunda-feira, dia 7, inicia a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em todos os municípios, para os grupos prioritários, e a meta é imunizar, ao menos, 90% desse público.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
O principal objetivo da vacinação, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e óbito. Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1), e 128 mortes.
Os grupos prioritários a serem vacinados são:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
- Professores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
No dia 10 de maio será promovido o “Dia D” de Vacinação.
SÃO MIGUEL DO OESTE
Em São Miguel do Oeste, as doses também estarão disponíveis para os grupos prioritários a partir de segunda-feira, dia 7, na Sala de Vacinas da Unidade Central de Saúde, localizada próximo à Praça Belarmino Annoni. A vacinação será ofertada na unidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, inclusive ao meio dia.
Além da vacina contra a gripe, a campanha também incluirá a imunização contra o tétano, garantindo a dose para aqueles que ainda não receberam ou que precisam atualizar o esquema vacinal.
A vacinação é uma medida essencial de prevenção, especialmente para aqueles que pertencem aos grupos de maior risco. “A vacinação é uma forma de prevenção para você e para o outro”, destaca a equipe da Saúde.
A orientação à comunidade é para que apresente a Carteira de Vacinação, Cartão SUS ou Documento de Identidade no momento da vacinação. Pacientes com comorbidades também devem apresentar um documento comprobatório (receita ou atestado médico solicitando que seja realizada a vacina), os profissionais da Educação também devem apresentar documento comprovando o vínculo.
Neste ano, a ação preventiva deve beneficiar um público estimado de 15 mil pessoas em São Miguel do Oeste.
REGIÃO
Em Guaraciaba, a vacinação acontecerá na Sala de Vacinas no Posto de Saúde Central, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Conforme a disponibilidade de doses pela Gerência Regional, a Secretaria promoverá também roteiro de vacinação no interior do Município, que será divulgado posteriormente.
Deixe seu comentário