Educação realiza simulados nas 1.038 escolas estaduais para avaliar aprendizagem |
10ª Facig supera expectativas

Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo parque de exposições nos três dias da feira
A chuva que caiu na última sexta-feira, dia 7, assustou, mas não prejudicou o sucesso da 10ª Facig (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Guaraciaba). Conforme a Comissão Central Organizadora, milhares de pessoas visitaram o parque de exposições no CTG Fronteira do Oeste, no último final de semana. Durante os três dias de feira passaram pelo parque cerca de 10 mil pessoas. De acordo com a CCO, a feira atingiu as expectativas tanto em número de expositores quanto de público visitante. Foram comercializados 100 espaços internos e externos, totalizando 80 expositores de Guaraciaba e região, e até de outros estados.
Autoridades nacionais, estaduais e regionais também marcaram presença na 10ª Facig. A solenidade de abertura oficial do evento foi engrandecida devido à participação de parlamentares, prefeitos da região da Ameosc e lideranças regionais e municipais. Antes da abertura oficial, os prefeitos da Ameosc estiveram reunidos em Guaraciaba para assembléia ordinária e depois seguiram para o parque de exposições para acompanhar a abertura do evento. Em seguida, as autoridades, imprensa e convidados foram recepcionados com jantar à base de porco pizza, organizado e servido pela Associação dos Suinocultores e comunidade de linha Indiozinho.
A avaliação dos expositores e dos visitantes foi de uma feira diversificada, com inovação, criatividade e bem organizada, concretizando-se na maior feira já realizada no município. Estiveram expondo seus produtos empresas de grande, médio e pequeno portes, agroindústrias familiares, associações de artesãos, produtores de animais, bem como iniciativas voltadas para o meio ambiente como trabalhos do Centro de Referência da Assistência Social, do Peti e da Epagri e Microbacias, que mais uma vez organizou a Feira do Chapeú e apresentou iniciativas agroecológicas e sustentáveis.
SHOWS
Os três shows realizados atingiram as expectativas. O show dos Nativos, agendado para sexta-feira, foi adiado para sábado, dia 8, devido à chuva. Com isso, no sábado à noite aconteceram três shows. Primeiramente se apresentaram Rui Marcos e Leandro, dupla guaraciabense que encantou o público com sucessos de Felipe e Falcão. Em seguida, Os Nativos subiram ao palco e fizeram um show contagiante, com muito profissionalismo e que agradou a todos os expectadores. O grupo gaúcho Tchê Barbaridade fechou a noite de shows.
O show mais esperado da 10ª Facig era da dupla Gino e Geno, que pela primeira vez se apresentava na região. Milhares de pessoas de vários municípios da região foram conferir de perto os sucessos da dupla que tem 40 anos de carreira e dezenas de CDs gravados. O show iniciou por volta das 19h30, o que facilitou a presença de muitas pessoas. As mães foram lembradas durante toda a apresentação da dupla, que cantou e homenageou a todas pela passagem do dia.
A apresentação das bandas Canto Livre e Novo Embalo também foram grandes atrativos na feira. No sábado à tarde, elas animaram o bailão da terceira idade, quando centenas de idosos participaram e se divertiram.
EVENTOS PARALELOS
A Comissão Organizadora fez uma avaliação muito positiva dos eventos paralelos realizados durante a feira. As palestras voltadas para os agricultores, realizadas na sexta-feira à tarde, envolveram grande público, que acompanhou os palestrantes João Batista Schneiders e Raul Meier falarem sobre Motivação e Gestão na Propriedade Rural e Produção Sustentável de Leite.
O evento técnico da piscicultura, que contou com a presença do representante do Ministério da Pesca, Nilo Bortolli, trouxe grande público no sábado pela manhã. Além das palestras sobre os benefícios da carne do peixe para a saúde, das vantagens desta atividade no meio rural e dos programas do Governo federal voltadas para o setor, a extensionista da Epagri, Leonilda Villani, ministrou oficina de preparação de pratos à base de peixe. Ao meio-dia foi servido almoço para cerca de 100 pessoas, tendo o peixe como prato principal e utilizado em diferentes receitas. O objetivo do evento foi destacar esta atividade no município e oportunizar aos interessados conhecer as diferentes maneiras de incluir o peixe nas refeições.
AVALIAÇÃO GERAL
O prefeito Ademir Zimmermann, ao falar sobre a 10ª Facig, ressaltou alguns pontos que considera cruciais para a feira ter correspondido às expectativas. Para ele, o apoio dos patrocinadores e o envolvimento da comissão organizadora e de todas as pessoas que colaboraram, em especial os expositores, foram todos responsáveis pelo sucesso do evento. O prefeito salienta que em razão da chuva de sexta-feira, algumas dificuldades foram encontradas, mas, dentro do possível, buscou-se sanar os problemas surgidos. Zimmermann conta que a parceria entre a Administração Municipal, a Câmara de Dirigentes Lojistas e o CTG foi fundamental para a realização da feira. Conforme o prefeito, o município fez grande investimento no local do evento, mas algumas questões terão que ser repensadas para a próxima edição, buscando melhorar cada vez mais o espaço, tanto para os expositores quanto para os visitantes.
O Coordenador da 10ª Facig, Neocir Klein, ao avaliar o evento, se diz satisfeito com o resultado. Para ele, o grande público que visitou a feira traduz a importância deste evento para o município e região, que tem o espaço de mostrar os potenciais da indústria, do comércio, da agropecuária e as iniciativas de outros setores. Conforme o coordenador, a feira atingiu as expectativas em todos os aspectos, desde as palestras, os seminários, as exposições, o público visitante e até os shows. O café colonial também foi citado por Neocir Klein como um ponto positivo da feira, que destacou as agroindústrias do município e agradou aos visitantes. Os almoços oferecidos no sábado e no domingo pelo CTG, e a praça de alimentação foram aspectos destacados na avaliação dos expositores e de quem visitou o parque. O coordenador salienta que a Comissão Organizadora ainda está contabilizando as despesas para fechar o balancete.
Mais sobre:
Deixe seu comentário