Siga nossas redes

     
selo_final_Prancheta 4.png


EDUCAÇÃO

Publicado edital do Enem PPL 2021

Foto: Folha do Oeste

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou, no Diário Oficial da União o edital do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade - Enem PPL 2021. As inscrições deverão ser realizadas entre 6 e 17 de setembro de 2021. Já as provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022.

De 16 a 27 de agosto, os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o Enem PPL deverão firmar, junto ao Inep, a adesão ao exame, além de indicar o responsável pedagógico, conforme prevê o edital. As adesões deverão ser formalizadas por ofício. O documento deverá ser enviado, dentro do prazo estabelecido, para o e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br.

As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.


Responsável pedagógico

Além de acompanhar os trâmites do exame, o responsável participará de todas as etapas, desde a inscrição dos interessados até a divulgação dos resultados. Também deverá determinar as salas de provas dos participantes, assim como a transferência entre as unidades, caso seja necessário, dentro do prazo previsto. Outra atribuição do responsável é excluir do exame aqueles que tiverem a liberdade decretada, conforme prevê o edital do Enem PPL.


Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil.

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.



Fonte MEC

selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia


selo_final_Prancheta 26.png

Impresso

folhadooeste sim
folhadooeste sim

EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina